domingo, 28 de novembro de 2010

RICOS DE ESPERANÇA

Publicado no boletim n 2526 em 28 de novembro de 2010.

E o Deus da esperança, vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Rm 15.13

Nem sempre a fartura de bens materiais é sinônimo de felicidade. Há pessoas que vivenciam enormes crises e vivem uma vida extremamente infeliz e mesmo assim são abastadas e esbanjam de seu dinheiro à vontade. Ouvi certa vez a frase cruel: “ele era tão pobre, mas tão pobre que só tinha dinheiro”.
Mas também não é a falta de bens materiais que garante ao homem a felicidade. A vida boa de ser vivida não está, necessariamente, atrelada à condição financeira que se tem.
Bem estar é algo que vem de dentro e não de fora. Não é questão de ter mas de ser. Não é da ordem do “meu” mas do “eu”.
Ser rico de esperança é, antes de tudo, ter o “eu” melhorado a cada dia. É ser alguém que, ao acordar, faz novamente a escolha de viver para o bem. Olha, primeiramente, para as possibilidades e em direção às partes preservadas da própria vida.
Parece-me, todavia, que alguém, não consiga fazer-se a si mesma uma pessoa rica de esperança. É necessário um convívio transformador. Viver uma relação intensa com alguém que já tenha ou seja rico de esperança. Há pessoas, que de tão inspiradoras e alegres, são assim. Espero que você seja uma delas e eu quero, por isso, estar bem pertinho de você.
Mas há ainda uma outra forma de chegar lá. É através da relação com Deus. Pois ele é o Deus da Esperança, Ele nos enche de alegria e paz quando cremos, ou entregamos a Ele nossa História de vida. Ele ainda nos dá o Espírito Santo, cujo poder transformador, pode fazer de qualquer pessoa, que viva uma vida triste e empobrecidamente infeliz, um ser rico de esperança.

Com Carinho, Pr. Marcelo

Nenhum comentário: