domingo, 7 de novembro de 2010

OS SALMOS E A VIDA (A Poesia de Deus para o nosso dia-a-dia)

Publicado no boletim n 2523 em 07 de novembro de 2010.
“Certas canções que ouço cabem tão dentro de mim que perguntar carece: como não fui eu quem fiz?”
Esta expressão de um grande poeta de nosso tempo expressa uma verdade fundamental sobre os Salmos: por vezes, ao lermos temos a nítida impressão de que as palavras daquele Salmo expressam de tal forma o nosso momento de vida que parece que fomos nós quem os escrevemos.
É por isso que o teólogo reformado disse que os salmos são a “anatomia de todas as partes da vida humana”. Pois é, os Salmos são assim.
Aos lermos os Salmos ou ao cantarmos ou ao orarmos ou ao meditarmos neles nós conhecemos melhor quem nós somos, como é a vida e quem Deus é.
Nos compreendemos melhor nos Salmos. Nos vemos totalmente desnudados em nossa alma nestas canções e nestas orações. Nosso ser se revela por dentro e por fora. Cada parte de nossa vida sejam as emoções, seja o corpo ou ainda os nossos desejos, sonhos ou pecados, tudo... Tudo está ali, claramente, impunemente, descaradamente! O ser - humano que ali é apresentado tem cabeça, olhos, boca, barba, ouvido, braços, pernas, ossos, enfim. Nada é escondido. É uma pessoa que anda, que pára, que se assenta pra descansar, que passa por lugares difíceis, que se alimenta, que bebe, que tem fome profunda na alma. Os fortes, os corajosos, os felizes os bem-sucedidos, os ricos, todos estão ali. Mas ali também estão os ímpios, os pobres, os medrosos, os chorões, os perdidos, os fracos. Quem ajuda e quem é ajudado, quem ampara de dia e é amparado de noite, quem é humilde e quem é soberbo, todos... todos estão ali.
A vida se revela sem mistérios nos salmos. Vemos os degraus que havemos de subir (ou descer) em nossa jornada. Vemos que na vida há canto, há salto de alegria, há montes por onde o orvalho da graça de Deus desce e inunda o mundo. Vemos também que na vida há noites mal dormida, há lágrimas, há choro, muito choro, até fazerem doer os ossos. Há inimigos, há reis bons e maus, há justos e há ímpios. A vida como ela é é mostrada nos Salmos sem maquiagem, e até mesmo sem roupagem religiosa, às vezes. Reconhecemos as batalhas e nos preparamos para enfrentá-las.
Nos Salmos chegamos mais perto de Deus. Aquele que não nos oculta o rosto, nem mesmo quando a gente pede pra ele nos “errar” (39). Conhecemos um Deus poderoso e pessoal, Aquele que é louvado, exaltado, mas não nos rejeita quando falamos atrocidades e tentamos ferir a sua honra. Esse é o Deus dos Salmos. Um Deus presente em cada parte da vida e do ser - humano.

Que ele nos dê Graça e a sua presença!
Pr. Marcelo, em 04/11/2010

Nenhum comentário: