domingo, 31 de outubro de 2010

ELEIÇÕES, CIDADANIA E REFORMA

Publicado no boletim n 2522 em 31 de outubro de 2010.

Hoje comemoramos o dia da Reforma Protestante. No dia 31 de outubro do ano de 1517, portanto há exatos 493 anos, foi o dia em que Martinho Lutero afixou as 95 teses nas pesadas portas da Catedral de Wintenberg, na Alemanha do Século XVI. A partir daí, outros reformadores também deram a sua contribuição, dentre eles, João Calvino, o teólogo francês que é conhecido por ser fundador do presbiterianismo.
A Reforma proporcionou aos cristãos uma forma de servir a Deus, alternativa ao catolicismo da época, implantando fundamentos e valores baseados nas Escrituras Sagradas, que passam a ser rigorosamente a única e mais importante regra que dirige a vida, as crenças e o modo de agir dos cristãos.
Na Palavra de Deus, a Bílblia Sagrada, encontramos ensinamentos que motivam a ética, a cidadania e a administração responsável de tudo aquilo que Deus criou e nos confiou cuidar. Pelos princípios bíblicos devemos obrigatoriamente ser bons cidadãos e pessoas conscientes do seu dever de contribuir para a uma sociedade digna, justa e correta.
Por meio da política partidária, a democracia tem o seu momento de maior importância nesse período de eleições. É possibilitado a todo e qualquer cidadão o direito de escolher os governantes que poderão dirigir o País dentro dos princípios esperados. Sendo assim, o cristão reformado deve sim se envolver com zelo e temor, diante de Deus, neste momento de eleição. Esperamos ainda que alguns poucos, como já tivemos, se empenhem a dar um passo a mais, se colocando como membros de partidos políticos, de ONGs ou outras instituições que promovam a cidadania, sempre à disposição e a serviço do Reino de Deus.
Mas agora é diferente. Todos devem votar. E devem fazê-lo com zelo de um cristão fiel a Deus.
Concordo que nem sempre as opções que temos são as melhores. Por exemplo, o Deputado Federal mais votado do Brasil, o Tiririca, é da nossa cidade e está com a sua candidatura embargada pela justiça. Ele confessou nesta semana o crime de falsidade ideológica.
Mesmo assim, não podemos desanimar. Hoje, votamos para Presidente da República, o cargo de maior importância no País. Devemos nos firmar, e votar com sã consciência e assim sermos o exemplo para a população, de que com o voto correto de cada um, um dia todos serão beneficiados e teremos uma nação mais justa, mais honesta, e mais parecida com os ideais bíblicos, que a Reforma defendeu.

Que Deus nos abençoe hoje, e nos dê um bom voto!
Pastoralmente, Marcelo Coelho Almeida

Nenhum comentário: