terça-feira, 13 de abril de 2010

O CULTO E A VIDA

Publicado no boletim nº2494 de 11 de abril de 2010.
Abaixo a vida sem culto e o culto sem vida!“Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei... (Amós 5. 4 e 5).”

O assunto é culto. O profeta foi levantado por Deus para denunciar uma vida sem culto e um culto sem vida. Eram os dois grandes desastres no povo de Israel nos dias de Amós. Vida sem culto porque não havia no dia-a-dia atitudes que agradassem a Deus ou que pudessem ser oferecidas a ele como culto (a injustiça social e a opressão dos poderosos sobre os desfavorecidos são exemplos). E culto sem vida porque o Deus vivo não se agradava e não participava das celebrações (Am 5.21-23).
Esta vida referida no texto sagrado não é para todos. É apenas para aqueles que buscam ao Senhor. Um culto vivo oferecido a Deus resulta em vida de qualidade no adorador. Como anda a nossa vida? É uma vida que vale a pena ou é apenas o passar dos dias?
Vejamos então qual era o motivo desta ordenança de Deus ao povo de Israel. Israel não estava buscando a Deus. Estavam buscando a Betel, Gilgal, e Berseba. Cidades que eram a referência religiosa da época. “Cidades santas”, Como a cidade de Aparecida do Norte-SP para a maioria dos católicos de hoje.
O problema é que muitos de nós buscamos as coisas religiosas, viajamos a cidades religiosas, celebramos atos religiosos, mas não estamos buscando a um Deus vivo. Ou melhor, nossa crença e religião não se traduzem em atitudes práticas na vida. Não é um culto vivo.
Isto não é um problema apenas dos “religiosos de carteirinha”. Estamos sempre sujeitos a prestar um culto sem vida. Basta olharmos para o culto e para as coisas do culto e desfocarmos o olhar de Deus. Cada vez que buscamos apenas os meios para se chegar a Deus e esquecemo-nos de que o Deus a quem buscamos é vivo e criativo estamos no mesmo patamar do povo de Israel naquele lastimável momento. Deus tem sempre um pouco mais de vida abundante para nos surpreender. Que tal você se surpreender hoje, no culto, com a atuação de Deus, e com isso olhar para a sua vida e dizer: vale a pena!

Algumas sugestões práticas:
*Ofereça o seu dia de trabalho a Deus como culto.
*Nas celebrações no templo, procure deixar o Deus vivo te surpreender na Palavra, nas orações, no louvor e na comunhão.
*Busque e louve ao Senhor em todo o tempo.

Com carinho, Pr Marcelo, em 09/04/10

Nenhum comentário: