sexta-feira, 26 de junho de 2009

Firmes na Fé

Publicado no boletim nº 2452 de 28 de junho de 2009

1 Pe 1. 3-5

"Bendito seja o Deus e Pai... de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais firmes na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo"

A grande dificuldade na vida do crente é manter-se firme na fé quando surgem as provações da vida. Dos problemas, a conseqüência imediata é o questionamento da fé. Se olharmos com carinho o texto em epígrafe, podemos constatar que é possível sim dizer que estamos firmes na fé.Mesmo em meio aos problemas da vida.

Vimos que o texto de 1 Pe 1.3-9 trata de um ensino precioso sobre como a salvação em Cristo é suficiente para nos manter firmes em meio aos sofrimentos da vida e, além disso, transforma radicalmente a perspectiva do sofrimento em exultação e “alegria indizível e cheia de glória”.

Devemos louvar a Deus sempre, mesmo em meio às tribulações (v.3), pois na sua muita misericórdia ele operou a obra maravilhosa sobre todos os seus. No passado, morreu na cruz e possibilitou nosso novo nascimento. Lembrar que fomos regenerados pelo grandioso amor de Deus, nos tornam tão fortes e amados, a ponto de enfrentarmos (com alegria) quaisquer que sejam as dificuldades e desafios.

A sua misericórdia opera ainda no presente, pois graciosamente ele nos concede a viva esperança, fundamentada na ressurreição de Cristo. Ora, se é uma esperança calcada na ressurreição, então é uma esperança justamente para trazer vida em situações de morte. Quando não há mais o que fazer, vivencia-se a esperança. A vida do servo de Cristo é uma vida que jamais desiste de receber a bênção do Pai amoroso. O servo sempre dirá: “esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvira” (Mq 7.7)

Mas as dádivas da muita misericórdia do Senhor, além de operar no nosso passado e de renovar a esperança no presente, ainda nos garante uma conseqüência ainda mais grandiosa no futuro. Trata-se da herança dos santos (v.4), que são as incontáveis bênçãos guardadas no céu para todos os seus filhos. Lembremos-nos que esta herança “não perde o valor e não pode se estragar nem ser destruída” (BLH)

Permaneçamos firmes na fé em Cristo e na sua Salvação. Pois ela opera no passado, presente e futuro, e assim estamos eternamente cuidados e guardados pelo Senhor.

Com carinho, Pr Marcelo

Nenhum comentário: