terça-feira, 16 de junho de 2009

Andar Com Deus

Publicado no boletim nº 2451 de 14 de junho de 2009

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
Gênesis 5.24


A Escritura sempre traz a idéia da vida de comunhão com Deus, se referindo em andar com Deus; e o não andar obviamente, está longe de uma vida de comunhão com Deus. Isso é bem mais exposto no livro dos Reis e Crônicas sobre os monarcas: ele andou nos caminhos de seu pai, ele não andou no caminho de seu pai.

Faltam-nos palavras para mensurar o que significa andar com Deus. Andar com Deus é trilhar no caminho estabelecido pelo próprio Deus. É bem visível quando os israelitas são guiados na saída do Egito pela nuvem durante o dia e pela coluna de fogo durante a noite. Ou seja, Deus vai à frente de seu povo dando a direção de como andar nos seus preceitos. Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. SL 25.4

O que seria então andar com Deus?! Andar com Deus é andar sim, na contramão do mundo. De um mundo contrário a Deus. Que foge de valores corretos e que aplaude, elogia e até dignifica atitudes erradas e faz questão de ditar como certas. Andar com Deus é mais do que um exercício. É uma escolha diária de um padrão de vida justo e fiel a Senhor Deus.

A vida de Enoque nos traz duas lições importantes: Deus o moveu a caminhar na retidão mesmo em meio a uma geração corrompida, vemos isso que logo depois, o livro de Gênesis relata o dilúvio como um evento para frear tamanha maldade no gênero humano; a outra lição é que Enoque perseverou no caminhar com Deus. É uma atitude passiva de ser conduzido por Deus e ativa de continuar mesmo quando tudo parece contrário aos nossos propósitos dirigidos por Deus. Às vezes a passividade de muitos cristãos é vista no comodismo de uma vida longe de Deus, longe dos seus caminhos. E esperam ativamente que seus desejos e orações sejam por Deus supridos. Enoque é um exemplo de uma vida reluzente, mesmo num mundo em trevas. O homem de exemplo raro, foi ao céu sem passar pela morte. É citado na galeria da fé em Hebreus 11, “obteve testemunho de haver agradado a Deus”.
Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
SL 1.6

Diante disso, no cabe seguinte reflexão temos andado de forma que agrada a Deus? Se a resposta foi afirmativa devemos continuar. Caso a resposta seja menos enfática, é hora de se repensar onde temos andado e retornar a caminho da verdade e da vida.

Soli Deo Gloria
Rev. Ademir Sales

Nenhum comentário: