sexta-feira, 30 de maio de 2008

UMA FILHA, DUAS MÃES

Publicado no Boletim nº 2397 do dia 01 de junho de 2008.


O mais comum é o contrário. Entretanto esta expressão no título é a que melhor retrata o começo ou a gestação da história da IGREJA PRESBITERIANA DA ESPERANÇA no bairro de Perus.
No ano de 1938, portanto há setenta anos, dois irmãos da IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO, com sede no centro da cidade, à Rua Helvetia, iniciaram o trabalho presbiteriano aqui no bairro. Foi um culto realizado na Praça da Estação de Trem, bem próximo ao nosso endereço atual. A partir dali iniciou-se a escola dominical, inicialmente em uma residência, e depois de algum tempo, o trabalho se estabeleceu com sede neste templo, que foi construído também neste período de implantação. Pode-se por assim dizer, utilizando-se de uma linguagem humana e carinhosa, que aquela Igreja foi a mãe que concebeu e gestou o trabalho da futura igreja em seus primeiros anos.

No ano de 1958, com o trabalho presbiteriano já gozando de sede própria, templo construído, sociedades internas, SAF e UPH, já organizadas e em atividade, e principalmente de posse dos requisitos necessários para se organizar em Igreja, nasce, por assim dizer, a nova Igreja em Perus. Neste período, todavia, a administração do trabalho já estava sob a direção de outra Comunidade: a IGREJA PRESBITERIANA DA LAPA, que possui o nome do bairro onde se encontra, à Rua Roma. Foi, portanto, por intermédio desta Igreja que o Presbitério organizou a Igreja em Perus. Esta, portanto, foi a mãe que deu à luz a filha.

Na Bíblia, o Apóstolo Paulo diz: “eu plantei, Apolo regou... ... de fato um é o que planta e outro o que rega”. Estas expressões encerram toda a verdade prática acerca do processo de criação (nascimento) de nossa Igreja local. Sobretudo porque cremos e vivemos sobre o mesmo fundamento em que estas duas Igrejas também foram geradas: “O fundamento é um só que é Cristo, e este crucificado”, por isso “ o que planta e o que rega são um mas Deus é quem dá o Crescimento”.

No ano em que comemoramos cinqüenta anos da data de organização em Igreja, agradecemos a presença entre nós do Pastor da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo e do Pastor-Auxiliar da Igreja Presbiteriana da Lapa. Pastores que representam as Igrejas “mães” que vêm gentilmente prestigiar o aniversário da “filha”. Sejam bem-vindos!

Rev. Marcelo Coelho Almeida

Nenhum comentário: