domingo, 20 de fevereiro de 2011

Você foi criado para amadurecer no seguimento de Cristo!

Publicado no boletim n 2538 em 20 de fevereiro de 2011.

A maior parte de nós adora crianças. O jeito desengonçado de elas andarem, correrem e falarem nos provoca risos de satisfação. Até mesmo quando fala ou faz algo num momento pouco apropriado, uma criança é bem-vinda e acolhida. No entanto, um adulto que se comporta como criança no dia a dia é algo que beira o ridículo. As mesmas palavras e ações que achamos uma gracinha quando feitas por crianças, são insuportáveis quando cometidas por um adulto. A razão disto é óbvia: em função do inevitável desenvolvimento do ser humano, todos nós devemos crescer!
Isto está diretamente conectado ao terceiro propósito de Deus para a sua vida: você foi feito para amadurecer no seguimento de Cristo! Não existem Peter Pans na vida real. Deus não quer que você seja uma eterna criança espiritual. Ao contrário, Ele quer que você amadureça. O apóstolo Paulo ensina isso em sua carta aos Efésios. Segundo ele, Deus deseja “que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro”. O que Ele espera de nós é que, “seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.14,15).
Deus criou você para ser semelhante a Ele. A Bíblia diz que, quando decidiu criar o ser humano, Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) disse para si mesmo: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1.26). O plano de Deus para nós é que todos “cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4.13). Você foi feito para se tornar cada vez mais parecido com Jesus Cristo! O nome disso é discipulado ou seguimento. O discípulo de Jesus, aquele que segue a Cristo, deseja amadurecer para tornar-se cada vez mais parecido com o Mestre.
E quais são os passos para que possamos amadurecer no seguimento de Cristo? O primeiro passo é a decisão. Assim como os discípulos de Jesus, ao ouvir o chamado do Mestre, responda “sim, eu decido seguir o Senhor”. O segundo passo é a entrega. Seguir a Jesus Cristo é desistir de fazer as coisas do nosso próprio jeito, e submeter tudo a Deus. O terceiro é o aprendizado. Quanto mais aprendermos da Palavra de Deus, mais nós cresceremos em direção a Jesus. O quarto passo é a imitação. Amadurecer no seguimento de Cristo é imitá-lo, seguir os seus passos, agir como ele agiria. Por fim, o último passo é o serviço. Se você realmente quer ser como Jesus, então precisa ser um servo assim como ele foi.
Você foi criado para amadurecer no seguimento de Cristo. Por isso, pare agora mesmo de agir como uma criança espiritual. Deus lhe convida ao crescimento, ao amadurecimento. Deus lhe convida a ser como Jesus Cristo é. Para glória do Seu Nome e para a edificação das nossas vidas. E que o próprio Deus nos abençoe neste propósito!

Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: