domingo, 27 de fevereiro de 2011

Você foi criado para apoiar os outros através do seu serviço!

Publicado no boletim n 2539 em 27 de fevereiro de 2011.

A notícia esportiva mais comentada nas últimas semanas foi a aposentadoria do jogador de futebol Ronaldo, conhecido como o Fenômeno. Maior artilheiro de todas as Copas, eleito o melhor do mundo duas vezes, e admirado por todos os amantes do futebol, Ronaldo inscreveu o seu nome no rol dos jogadores eternos. Além disso, ganhou a simpatia de certos setores da sociedade ao anunciar a criação da Fundação Criando Fenômenos, uma organização não-governamental de apoio a crianças que queiram desenvolver seu potencial esportivo.
Assim como Ronaldo, mas em escala menor, muitos têm dedicado parte de seu tempo e de seu dinheiro ao serviço aos outros. Esta é a idéia de voluntariado, tão divulgada em nossos tempos. O interessante é que o voluntariado é um conceito cristão! Ao invés de simplesmente aproveitar a vida, Deus nos criou para doar o que temos e somos para que a vida ganhe sentido. Esta é a essência do quarto propósito de Deus para a Igreja e para a sua vida: você foi criado para apoiar os outros através do seu serviço!
A Bíblia fala sobre isto no capítulo 12 da primeira carta de Paulo aos Coríntios: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (I Coríntios 12.7). Segundo o apóstolo Paulo, você e eu somos membros do corpo de Cristo, e cada um de nós tem um espaço insubstituível a ocupar. O seu apoio, o seu suporte, o seu serviço, o seu ministério: isto é algo que só você pode dar. Diz um provérbio dinamarquês: “o que você é é um presente de Deus para você; o que você faz consigo mesmo é um presente de você para Deus”. Que presente você está oferecendo ao Senhor?
Talvez você diga: “mas outras pessoas podem fazer melhor do que eu!”. Isto não é verdade. Todos os membros têm igual importância para o corpo. Segundo a Bíblia, até mesmo “os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários” (I Coríntios 12.22). Quando você apóia os outros através do seu serviço, quando transforma os dons que Deus lhe deu em ministérios, o corpo de Cristo é edificado por meio da sua vida de uma forma que só você poderia fazer.
E como descobrir em que área você pode servir aos outros e a Deus? Rick Warren diz que Deus lhe criou com uma FORMA especial para o serviço. A sua Formação espiritual reúne os dons que o Espírito Santo lhe concedeu. As Opções do seu coração são aquelas coisas que lhe entusiasmam. Os seus Recursos pessoais são aquelas habilidades que você descobriu que tinha durante a vida. O seu Modo de ser é a sua personalidade. As Áreas de experiência reúnem tudo aquilo com o que você já trabalhou ou tudo pelo que passou até agora. A soma destes elementos é a FORMA com que Deus constituiu sua vida, capacitando-o para o exercício de seu ministério.
Você foi criado para apoiar os outros através do seu serviço! Como tem sido este seu apoio? Em que áreas você têm servido? O que você vai fazer para Deus e para os outros neste ano? Que Deus nos abençoe e faça de cada um de nós verdadeiros servos, para a glória do Seu nome e edificação do corpo de Cristo!

Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: