domingo, 13 de fevereiro de 2011

Você foi criado para acolher e ser acolhido na família de Deus!

Publicado no boletim n 2537 no dia 13 de fevereiro de 2011.

Ninguém gosta de se sentir sozinho. É verdade que, às vezes, os momentos de solidão têm o seu lugar: eles nos ajudam a olhar para nós mesmos e, assim, ter a concentração naquilo que é necessário. Mas ninguém, em condições normais, suporta a solidão contínua. Este sentimento é fácil de explicar: ninguém foi criado por Deus para ficar sozinho. Ao contrário, Deus nos fez para nos relacionarmos uns com os outros, para sermos interdependentes. Este é o segundo propósito da sua vida: você foi criado para acolher e ser acolhido na família de Deus!
Não há dúvidas que as nossas famílias, muitas vezes, nos pregam peças.
Lá as nossas máscaras caem, pois somos confrontados com a realidade e todos sabem quem somos de verdade. Mas apesar disto, e talvez exatamente por isto, a família é fundamental para a nossa existência. E você foi criado para fazer parte de uma família ainda mais fundamental que a terrena: a família celestial. Por isso, Deus quer que você seja parte ativa da Sua família: acolhendo a todos e sendo acolhido também.
Acolher e ser acolhido são a essência da palavra comunhão. Quando vivemos em comunhão, tornamo-nos parte da mesma história, do mesmo projeto, da mesma família. Como ensina o pequeno Salmo 133, a comunhão provoca três conseqüências em nossa vida. Primeiro, passamos a ter uma existência mais agradável, pois sabemos que não estamos sozinhos. Segundo, somos santificados e consagrados para a família de Deus, assim como o óleo consagrava o sacerdote. Terceiro, somos abençoados pelo Senhor, pois ali, em meio à comunhão verdadeira, “o Senhor ordena a sua bênção e a vida para sempre”.
Fazer parte da família de Deus é algo que vai além das relações naturais. A família de Deus é o próprio corpo de Cristo, a Sua Igreja. Há algo de muito divino quando, por meio do Espírito Santo, podemos nos acolher uns aos outros em uma mesma família. Não é à toa que esta expressão, “uns aos outros”, apareça mais de cinqüenta vezes no Novo Testamento. Isto indica que o princípio básico da comunhão é a mutualidade. Você foi feito para amar aos outros e ser amado mutuamente.
É neste espírito de comunhão mútua que Paulo nos dá muitas dicas em Romanos 12.9-21: ame sem hipocrisia, compartilhe as necessidades, seja hospitaleiro, alegre-se com quem se alegra e chore com quem chora, tenha o mesmo sentimento que os outros, e esforce-se por fazer o bem. Mais do que isto, “não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Isto é viver em comunhão. Isto é acolher e ser acolhido na família de Deus. Isto é o propósito de Deus para a sua vida.

E que Deus nos abençoe!
Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: