segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CAMINHANDO PARA O FUTURO COM OS PÉS FIRMES NA ROCHA

Publicado no boletim n 2531 em 02 de janeiro de 2011.

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7.24)

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3.13,14)
Iniciamos hoje mais um ano na vida de nossa Igreja. Um ano de muita importância, com eleição de diáconos, presbíteros e pastor. Um ano com muitas perspectivas boas, em função dos frutos conquistados nos últimos tempos. Um ano movido por uma dupla força que, dependendo do delicado equilíbrio estabelecido, pode resultar em paralisação ou franco crescimento.
A primeira força é a que nos impulsiona para frente. Em 2011, nós queremos caminhar para o futuro. Queremos estar atentos ao vento do Espírito, e nos deixar mover ao sabor de Seu sopro divino. Queremos experimentar o novo, tentar o novo, ousar o novo. É tempo de sonharmos (e colocarmos em ação) novas estratégias para o crescimento da Igreja da Esperança.
A segunda força é a que firma nossos pés na rocha. Esta rocha não corresponde à nossa capacidade ou inteligência. Ao contrário, a rocha é Jesus Cristo. Em 2011, nós queremos nos manter firmes na autoridade de Cristo, e construir uma história a partir da tradição que recebemos de nosso Senhor. Queremos valorizar o antigo, repensar o antigo, e mesmo recriar o antigo. É tempo de nos vermos como a face atual desta já histórica Igreja da Esperança.
O maior desafio é saber como equilibrar estas forças. Se voarmos para frente com os pés nas nuvens, numa corrida louca e desenfreada, perderemos a identidade e gastaremos tempo e energia buscando saber quem nós somos. Se nos fixarmos na rocha criada por nossas próprias vontades, construída pelo espírito do “Mas nós sempre fizemos deste jeito!”, ficaremos paralisados sob o peso de nossa tradição e história.
É preciso convergir as duas forças para o centro da vontade de Deus. Em 2011, a Igreja da Esperança fará isso, caminhando para o futuro, com os pés firmes na Rocha. Cabe a nós a sutil (mas abençoada) missão de unir o apego à tradição e o desejo pela novidade em um único alento de nossa caminhada. Este será um ano em que lutaremos para sermos cada vez mais parecidos com quem sempre fomos, ao mesmo tempo em que nos re-construímos como uma Igreja nova. Este será um ano de bênçãos grandiosas para a Igreja da Esperança.
Você faz parte deste sonho, deste projeto, desta história. Por isso, que Deus abençoe a você e a todos nós, cumprindo em nossa Igreja as maravilhas de Sua vontade!

Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: