segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Plantando a Simpatia na Comunidade

Publicado no boletim n 2517 em 26 de setembro de 2010.

“Diariamente perseveravam unânimes no templo, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhe o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2.46a, 47)
O assunto das Igrejas, hoje em dia, é o crescimento. Talvez influenciadas pelo pragmatismo do mundo moderno, que exige resultados imediatos e mensuráveis, as comunidades cristãs lutam para ver seus santuários cheios. A verdade é que todas as Igrejas que crescem no mundo inteiro têm, pelo menos, um ponto em comum: são lugares onde as pessoas se sentem bem.
Alguém, por um acaso, gosta de andar na companhia de uma pessoa antipática? É muito difícil. Todos nós sentimos a necessidade de sermos acolhidos, termos alguém com quem partilhar nossas alegrias e tristezas. Todos nós gostamos de um sorriso. Assim também, se nossa Igreja deseja crescer, precisa ser uma Igreja que sorri.
Nós sabemos, segundo a melhor herança calvinista, que quem dá o crescimento à Igreja é Deus, pois é Ele quem converte os corações. No entanto, a experiência da Igreja apostólica nos ensina que o Senhor lhes acrescentava “dia a dia, os que iam sendo salvos” ao fazer deles um grupo que “contava com a simpatia de todo o povo”. Se queremos ser uma Igreja que cresce, precisamos plantar a simpatia na comunidade.
Plantar a simpatia na comunidade é estar abertos aos problemas das pessoas que nos cercam, fazê-las saberem que existe um grupo de amigos para ajudá-las, mostrar que este é um lugar de acolhimento e segurança. Precisamos ser uma Igreja agradável, um lugar bom para se estar, um lugar onde as pessoas se sintam bem. E isto não é tarefa de um ou dois: todos nós, unânimes, devemos insistir nesta prática.
Que Deus nos abençoe e faça sempre de nós esta Igreja simpática e acolhedora, que planta (e colhe) a simpatia de todos, e assim contempla o milagre do crescimento!

Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: