domingo, 5 de setembro de 2010

O ENSINO DA IGREJA (I Coríntios 15: 1-21)

Publicado no boletim n 2514 em 05 de setembro de 2010.

“Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras.” (v. 3)

A Igreja deve pregar, ensinar e curar. A função docente (de ensinar) da igreja leva os crentes à maturidade espiritual. A pregação tem haver com a proclamação do Evangelho para a salvação; o ensino tem muito haver com a edificação e o crescimento espiritual dos salvos.
É importante ser firme na fé, em quem tem crido, no que tem crido e, se possível, como tem crido. Estar preparado para dar aos outros a razão da fé que está em vós. É importante ver crentes que podem dizer como o apóstolo Paulo: “Eu sei em quem tenho crido”.
O ensino da igreja é bíblico, é Cristológico e é Cristocêntrico. A expressão e o conteúdo da igreja é Cristo. Nós pregamos a Cristo segundo as Escrituras, e pregamos as Escrituras segundo Cristo. Lutero e os reformadores afirmaram a centralidade de Cristo na Bíblia. O próprio Senhor Jesus nos orienta: “Examinais, examinais as Escrituras pois julgais Ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”(João 5.39).
O ensino na igreja deve partir de Cristo e direcionar-se a Cristo. Como o apóstolo Paulo fala “antes de tudo... que Cristo...”
Firmados na centralidade de Cristo, estaremos sempre prontos a dar provas da nossa fé. Poderemos, sem medo ou dúvidas, dizer que sabemos em quem temos crido, e que conhecemos o seu poder. Em Ef. 1.17-23, o apóstolo ora para que Deus revelasse o conhecimento de Cristo de seu poder para a igreja. Isto para que ela soubesse a natureza da sua missão, e grandiosa força operante que Cristo exerce no mundo através dela (a igreja).
Portanto, conheçamos e prossigamos em conhecer a Cristo.
Com carinho, Pr Marcelo

Nenhum comentário: