domingo, 12 de setembro de 2010

Lei e Liberdade

Publicado no boletim n 2515 em 12 em setembro de 2010.
Todos procuram a liberdade, em suas lutas particulares por independência. Em nome dela, guerras são travadas e sangue é derramado. Pessoas são capazes de perder a vida em prol desta liberdade, pois, para elas, é melhor estar morto que ser escravo. Pior ainda, de certa forma ser escravo já é estar morto.
O que é ser livre, então? O que fazer para ser livre? Para muitos, liberdade é não seguir a nenhuma lei, é ser autônomo e independente. Segundo o pensamento de nosso tempo, ser livre é ter o direito de fazer o que quiser, sem se submeter a nenhuma autoridade. Como que num eco dos não tão longínquos anos setenta, o lema mais uma vez é “é proibido proibir”. Nos dias em que vivemos, sujeitar-se à lei é perder a liberdade.
No entanto, não é isto o que diz a Palavra de Deus. Conforme canta o salmista, “a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma” (Salmo 19.7). Segundo o testemunho das Escrituras, só é verdadeiramente livre quem obedece a lei e cumpre os preceitos do Senhor. Esta é a garantia para os que buscam a liberdade: “a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.2).
Todos vivem debaixo de alguma lei neste mundo. Liberdade é estar debaixo da lei correta, a lei de Deus. Quando cumprimos a lei do Senhor, somos libertos porque fazemos aquilo que é o melhor para nós mesmos. Deus não nos governa segundo um arbítrio malévolo. Não. Deus é Rei misericordioso. Sua lei é para nosso benefício. Nós fomos criados por Ele, e Ele sabe como ninguém o que é que precisamos para ser felizes. Só é livre de todos quem é servo de Deus.
Se você deseja a liberdade, torne-se servo de Deus. Se quiser ser livre, cumpra a lei do Senhor. E que Deus faça de nós obedientes cumpridores desta lei de Cristo. Servos, porém livres.
Rev. Christian David Soares Bitencourt

Nenhum comentário: