segunda-feira, 14 de junho de 2010

O BOM PERFUME

Publicado no boletim nº 2503 em 13 de junho de 2010.



Um perfume pode fazer toda a diferença. Para o bem ou para o mal. Se alguém passa por nós com um perfume agradável, fica a lembrança de algo bom, um respirar suave, um carinho aos pulmões. Mas se o perfume for ruim... O olfato agredido torna inúteis todos os outros sentidos.


A Bíblia está cheia de aromas diversos. Perfumes e óleos aromáticos. Por toda a extensão do Antigo e Novo Testamentos, nos deparamos com os ungüentos que tanto afagam a pele quanto sorriem para as narinas. Eles são ora símbolos de santificação, ora presentes graciosos, ora lembrança das intervenções de Deus, ora esperança de novas intervenções. Perfumes são sinais.


É neste sentido que podemos entender o que falou o apóstolo Paulo. “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (II Coríntios 2.15). E ele continua: “Para com estes, cheiro de morte para a morte; para com aqueles, aroma de vida para a vida” (II Coríntios 2.16). Ou seja, este aroma marca a diferença entre um grupo e outro. Há quem goste e quem não goste deste perfume. Para uns, ele cheira a vida. Para outros, morte. Para quem está distante de Deus, é um aroma sem sentido. Para quem foi reconciliado com o Pai, ele é o bom perfume de Cristo.


Quem também compreendeu isto foi uma mulher pecadora que surpreendeu a todos ao lançar um caro perfume aos pés de Jesus, lavando-os com suas lágrimas e secando-os com seus cabelos. Esta história está narrada no capítulo 7 de Lucas. Jesus disse que aquela mulher o amava demais, porque só quem foi muito perdoado podia amar assim. Mais importante que o perfume precioso que ela lançara sobre os pés de Jesus era a vida da própria mulher. Ela era o verdadeiro perfume, o sinal do que a graça pode fazer. Suas lágrimas eram um misto de arrependimento, prece, esperança e júbilo. A vida da mulher era o presente oferecido a Jesus.


Que nós sejamos, também, o bom perfume de Cristo. Que nossas vidas sejam um aroma inebriante, a encantar o coração de Deus. Que estejamos prostrados aos pés do Senhor. Que possamos nos oferecer como sacrifícios vivos a Jesus, como aroma suave diante de Sua presença!





Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: