domingo, 23 de maio de 2010

Em defesa da Escola Dominical

Publicado no boletim nº 2500 em 23 de maio de 2010.

Como cristão e pastor tenho me preocupado muito com a Escola Dominical da igreja cristã, na esperança de que se construa uma cidadania integral entre nossos alunos e alunas em prol de uma educação cristã com qualidade, que é a busca de nosso ideal coletivo.
Para tanto, acredito que esta transformação da escola dominical deva começar pela mudança no “modus operandi” (forma de ensinar) do professor na relação com o aluno. Creio que o processo de ensino-aprendizagem acontece numa mão dupla em que, ambos, professor e aluno aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Desta forma, o processo acima referido, não acontece como um “depósito bancário”, em que o professor apenas despeja sobre seus alunos o conteúdo, mas neste novo relacionamento, mestre e educando constroem juntos o conhecimento/saber.
Entendo, então, que é de fundamental importância a transformação de atitude do professor frente às mudanças de paradigmas que marcam a nova educação nos dias de hoje.
Assim, teoricamente e embalado pelos meus sonhos, posso desejar uma ótima qualificação da escola dominical a partir de um espaço de diálogo com os alunos e alunas, compartilhando não apenas os conteúdos (saber) contemplados na revista da Escola, como também as aprendizagens procedimentais (saber fazer) e atitudinais (saber ser), pontuadas constantemente para a construção de uma cidadania integral.
Não se cogita neste meu sonho da simples informação, apenas para o exercício intelectual dos cristãos, mas, pretende-se na soma de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, a preparação para uma qualidade de vida cidadã e cristã. Neste sentido, valoriza-se a sala de aula como um dos espaços mais importantes na vida dos estudantes em questão, onde se aprende as primeiras lições do cristianismo.
Aprender em nosso ideal de educação é despertar o desejo do educando a fim de que ele mesmo possa construir o seu conhecimento. Cabe à escola providenciar meios e recursos para despertar nesses alunos o prazer de aprender e ensinar. As aulas, então, são ministradas através da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade utilizando-se de teorias e práticas sempre em meio às brincadeiras (lúdico), tornando, assim, as aulas atraentes e criativas.
Esse ambiente saudável na relação do professor/pastor e aluno pretende ter desdobramentos concretos na família a fim de termos uma educação integral, possibilitando aos pais o acompanhamento diário de seus filhos. Desta forma todos seremos educados para uma vida socialmente cristã e harmoniosa.
A maior revolução que uma nação pode fazer é a revolução do conhecimento. Pois apenas o conhecimento iluminará os homens e mulheres em sua luta pelos ideais de liberdade, igualdade, justiça e desenvolvimento. Este é o meu sonho de uma Escola Dominical cada vez melhor e com mais qualidade para informar, mas, sobretudo, formar o aluno para a vida no exercício das mais variadas profissões e atividades como um ser humano de dupla cidadania...cidadão da terra e do Reino de Deus.
Rev. Saulo Marcos de Almeida

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