domingo, 9 de maio de 2010

MARIA, MÃE, MULHER

Publicado no boletim nº 2498 em 09 de maio de 2010.

Existem algumas lembranças que ficam pra sempre com a gente. As ruins, só os loucos as guardam. Mas as lembranças boas passam a ser parte sensível de nossa realidade.


Eu guardo muitas boas lembranças da minha infância. Uma delas é o colégio onde estudei: o Perpétuo Socorro, uma escola de freiras lá no Mato Grosso do Sul, Campo Grande. O curioso é que eu não me lembro das conversas com os professores, ou do horário do recreio ou ainda do nome da diretora, mas guardo uma lembrança vívida e clara: as irmãs, na aula de Religião, nos ensinando a cantar: “Foi ela que fez o Cristo andar, foi ela que fez o Cristo falar... Ave Maria”. Eu me lembro de Maria.


Maria é mulher de fibra. Corre o risco de perder tudo o que mais queria por causa de sua missão. O respeito da sociedade, o sonho de um lar próspero, o calor do homem amado: nada disso é mais importante que sua sublime responsabilidade. Maria entende que o divino transcende o humano, que o que Deus quer é sempre o melhor para o homem.


Maria é mulher de fé. Não hesita, mesmo depois de uma resposta malcriada, em dizer: “Fazei tudo que ele vos disser”. Maria crê que Jesus pode mudar água em vinho antes mesmo que Ele pensasse em fazê-lo. Ela sabe que festa é lugar de alegria.


Maria é mãe, também. Chora amargamente aos pés da cruz, não aceitando o destino que entendia tão bem. Chora alegremente na Ressurreição, e diz pra si mesma: “e pensar que um dia embalei-te em meus braços”.

Hoje é tempo de aprender com Maria. Aprender que a missão dada por Deus está além de tudo. Que as montanhas do dia-a-dia podem ser removidas pela fé. Que o lugar da mãe é o Altar, debruçada em lágrimas pelos seus filhos, para que estes encontrem lugar à sombra do Altíssimo.



Que o Senhor nos abençoe a todos, mães e filhos!
Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: