domingo, 7 de março de 2010

SOBRE ESPELHOS E ALEGRIA

Publicado no boletim nº2489 de 07 de março de 2010.


“Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo. Celebrai o SENHOR com harpa, louvai-o com cânticos no saltério de dez cordas. Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo.” (Salmo 33.1-3)
O convite da Palavra de Deus é claro: nós devemos nos alegrar no Senhor, louvá-lo, celebrá-lo, festejá-lo! E fazemos tudo isto quando cultuamos ao Senhor, com arte e com júbilo. Fica bem, aos retos, louvá-lo!
Sabe quando você se olha no espelho, logo depois de provar algumas roupas, e diz: “esta caiu bem em mim”? Aquela sensação de que a roupa lhe completou, de que ela serviu para expressar o seu modo de ser e ver o mundo? É disto que o salmista está falando, quando diz: “o louvor ao Senhor fica bem nos seus retos”. É como se o louvor a Deus nos deixasse mais bonitos, mais confiantes, como se revelasse a verdadeira razão para a qual nós fomos criados.
A percepção do salmista é a de que o culto nunca é uma obrigação. O culto nasce de uma motivação interna: expressar, diante de Deus, a alegria que temos por sermos seus servos, por sermos seus filhos. O culto está sempre associado à alegria, à exultação, ao júbilo. Quando estamos alegres, o culto é a expressão concreta do nosso estado de espírito. Quando estamos tristes, o culto é um instrumento divino que nos muda a disposição interna. Por isso, seja qual for a nossa atual condição, o convite é o mesmo: “Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo”.
A partir de hoje, teremos duas ocasiões para exercitarmos esta alegria contagiante: além da celebração vespertina, termos também o culto matutino. Que benção é saber que, após a instrução na Escola Dominical, teremos a oportunidade de entoar um novo cântico ao Senhor, repletos de gozo e regozijo! Culto é Deus conosco, em comunhão, e nada pode ser mais fascinante que isto.
Por isso, olhe-se no espelho da alma, vista-se do prazer de celebrar ao Senhor e veja como lhe cai bem o louvor ao nosso Deus. Hoje ainda, nos dois cultos dominicais, ofereça toda a disposição de seu coração numa adoração radiante de alegria, que lhe conectará diretamente ao coração do Pai.
E o que Senhor nos abençoe!Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: