domingo, 7 de fevereiro de 2010

O COMPROMISSO COM A CASA DO SENHOR Sl. 122

Publicado no boletim nº 2485 de 07 de fevereiro de 2010.


Para ficar registrado e lhe auxiliar no seu estudo e conhecimento da Bíblia, relembro os principais aspectos do sermão pregado no último domingo. Apenas lembrando que ele está inserido no contexto do Culto ao Senhor, base para o tema de nossa Igreja em 2010.
O Salmo 122 pertence a um grupo denominado Salmos ou Cânticos de Romagens. São canções entoadas pelo povo (seguindo o dirigente) enquanto faziam suas peregrinações ao Templo, em Jerusalém. São salmos bem sugestivos para refletirmos as atitudes, os anseios e os sentimentos quando nos dirigimos à Casa do Senhor. Na História da IPB são muitos os relatos de famílias que caminhavam horas, por quilômetros às vezes, para irem e participarem do Culto ao Senhor. Surpreendeu-me, após o culto, o Pb. Ademar vir me falar que esta foi a história vivida por ele e por seus irmãos que acompanhavam o Pai deles todos os domingos por mais de três quilômetros, a pé, para ir à Igreja. O paradoxo está em que hoje a IPE está às voltas por conseguir um local onde os irmãos possam estacionar seus carros o mais próximo da Igreja quanto for possível, e que para isso deverá se fazer um investimento financeiro importante (R$ 1.500,00 mensais, segundo a última proposta).

Assim percebemos no Salmo, os elementos de um Compromisso com a Casa do Senhor, ou com o Culto Público. São eles:


1. Alegria v.1
Você fica feliz com a notícia de ir à Casa do Senhor. Alegria em: poder se reunir em um lugar, encontrar os irmãos, convidar outros, receber as promessas de Deus, saber que estamos indo ao encontro do Senhor “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estou ali no meio deles” .


2. Contemplação v.2
Vislumbre e satisfação com o encontro tão esperado. “pararam os nossos pés...” nossos pés param para contemplarmos a beleza do Senhor e da sua presença e para reiterar a necessidade da nossa presença física no Templo. Abaixo o crente virtual!


3. Comunhão v.3
Buscamos o Bem na casa do Senhor, para nossos irmãos e amigos. No Culto nossa comunhão se consolida como resultado e meio para levar a graça de Deus ao mesmo tempo.


4. Obrigação v.4
“como convém a Israel...” devemos lembrar de que quando congregamo-nos no Templo estamos cumprindo com um das mais importantes compromissos assumidos em nossa Profissão de Fé e da nossa vida Cristã. Ao irmos ao Culto, contribuímos para uma Igreja viva, atuante influente e para um bom culto.

5. Gratidão v.4b
Reunimo-nos para prestar louvor e agradecer as bênçãos recebidas. Esta deveria ser atitude de todo ser-humano, pois todos recebem bênçãos. Quanto mais dos salvos em Cristo Jesus.


6. Oração VV.6-9
Na Casa do Senhor, oramos por nós mesmo, pelos nossos amigos, pelo mundo e pela própria Igreja. Pedimos o essencial à boa vida: Amor, paz, piedade e prosperidade. Busquemos, juntos e alegres no Culto, o bem para a Casa do Senhor.


Rev. Marcelo Coelho Almeida

Nenhum comentário: