domingo, 3 de janeiro de 2010

POR UM ANO BOM!

Publicado no boletim nº2480 em 03 de janeiro de 2010.

Cheguei à seguinte conclusão: sou eu o principal responsável por fazer com que o ano que se inicia seja bom de verdade. Isso mesmo! Eu não dependo dos outros. Ou melhor, eu não vou dar ao outro o poder de tornar meu ano de 2010 uma lástima. Eu é quem devo construir meus dias a fim de que eles sejam inesquecivelmente belos. Para isso quero olhar para a Palavra de Deus e buscar alguns caminhos, nos quais eu possa andar e ir deixando marcas de um ano bom e memorável. Venha comigo nesta caminhada e faça estes votos (para si mesmos) de um 2010 melhor em tudo.

1. Devo pensar coisas boas
A Bíblia me ensina em 2Co 10.5b que eu devo caminhar “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. Pensar coisas boas é uma disciplina séria e uma tarefa difícil. No pensamento os maiores males são gestados. E é ali o começo de grandes tragédias. Cultive um pensamento muitas vezes e você terá uma ação; cultive uma ação e você terá um costume; cultive um costume e você terá um vício; cultive um vício e você terá um caráter; cultive um caráter e você terá um destino. É isso mesmo. Nossos destinos são traçados primeiramente no pensamento. Devemos levar o pensamento cativo à obediência ao Senhor Jesus. Para isso devemos observar o que a sua Palavra nos diz: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Fp 4.8)

2. Devo falar coisas boas
De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor. Sl 45.1. Grande parte do seu mundo é construído a partir do que você diz. As pessoas são conhecidas essencialmente pela forma como elas se expressam. Fulano é quieto, beltrano é amargo, aquele um é agressivo, tal pessoa é um amor!. E assim vai. O que marca para as pessoas com quem convivemos são as nossas palavras bem-ditas ou mal-ditas. Olhemos para o perigo e para a virtude de cuidar da língua, conforme nos orienta a Palavra de Deus: Sl 34.13: Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente; Sl 35.8: E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia; Sl 37.30: A boca do justo profere a sabedoria...; Sl 140:3: [os perversos] Aguçam a língua como a serpente; sob os lábios têm veneno de áspide; Pv 15.4: A língua serena é árvore de vida, mas a perversa quebranta o espírito.

3. Devo ouvir coisas boas
A esta altura você deve estar pensando: pra que eu ouça coisas boas alguém tem que pronunciá-las. Em parte você está certo, e em parte não. Devemos ser absolutamente seletivos quanto ao que escolhemos dar ouvidos e atender e quanto ao que merece nosso desprezo e desatenção. Quando fazemos esta escolha (a de ouvir apenas as boas falas) estamos dando chances ao sucesso e ao bem viver. Ao passo que quando atentamos demais para as palavras perversas e destrutivas que, infelizmente, muitos amados nossos proferem a nosso respeito ou a respeito de nosso mundo ou nossa história, estamos acolhendo o que é mal. E o mal que não queríamos para nós, de tanto nos rodar, passa a fazer parte do nosso caminho. Grandes histórias de sucesso e de superação só foram possíveis devido à atitude de pessoas geniais em não ouvir palavras negativas, maldosas e perversas. Vasculhe o que dizem os profetas. Diante de palavras vis que poderiam destruir os sonhos e a vida do seu povo, Deus intervém e adverte com expressão: EU, PORÉM, VOS DIGO... Ouçamos o que o Deus nos diz em sua Palavra e sejamos surdos de um ouvido para palavras ruins e destrutivas.

4. Devo fazer coisas boas
Não espere mais! Comece agora a fazer o bem! Não espere nem pelas ações ou omissões dos outros. Construa você mesmo o caminho do amor e da bondade. Eu quero ser assim! Não quero me arrepender de tentativas de fazer o bem, que porventura não tenham sido bem-sucedidas. Me arrependerei, sim, e amargamente, de não ter tentado. De ter me omitido quando dependia de um gesto ou de um movimento meu para que a paz prevalecesse ou para que alguém sorrisse. Quero ser motivo de sorriso e de alegria para as pessoas (principalmente as crianças). Alguém disse que as boas obras são coração e a alma de da fé salvadora. Não quero ter uma fé sem coração ou desalmada. Não quero ter que ficar tentando explicar com mil palavras que tenho fé em Cristo, ou que sou salvo, quero sim que as pessoas olhem pra vim e logo descubram, por ver meus gestos de amor. Olhemos para carta de Tiago e reflitamos o quanto temos que nos mover em direção às boas obras.


Convido você a, junto comigo, construirmos um ano de 2010 bom pra valer.
Na esperança de cumprir estes votos, com a graça e ajuda de Deus,
Pr. Marcelo.

Nenhum comentário: