domingo, 15 de novembro de 2009

JOVENS PARA SEMPRE!

Publicado no boletim nº 2473 de 15 de novembro de 2009.


O aniversário de nossa Mocidade me faz lembrar a época em que eu era adolescente. Tudo o que eu queria, naqueles dias, era entrar na UMP. Eu adorava os retiros da Federação, as reuniões locais, os cultos jovens. Além disso, havia o famoso Segundão – um encontro semanal, cheio de música, palavra contextualizada, animação e gente bonita.
Na minha cabeça de quinze anos, quem não era jovem era velho (especialmente os meus pais, que eram os meus velhos!). E essa dicotomia me fazia ver o mundo dividido: havia as coisas de jovem e as coisas de velho (havia, também, as coisas de criança, mas essas eu não levava em consideração). A Igreja que eu queria era uma Igreja de jovens, com música jovem, com papo jovem, com programas jovens.
Na verdade, hoje percebo, eu tinha uma visão muito limitada das coisas. Não existe essa dicotomia de idade entre jovens e velhos. A diversidade que constitui a Igreja é muito maior. Somos jovens, velhos, crianças, adultos, mulheres, homens, ricos, pobres, conservadores, progressistas, acomodados, ativistas, sedentários, atletas, gordos, magros e outros mais ou menos. Somos de todos os tipos. Somos diversos. E lutamos pela unidade na diversidade.
Por isso, é possível encontrar um jovem em qualquer tipo de pessoa. Ser jovem é muito mais uma questão de atitude do que de idade. Já encontrei gente com oitenta anos e uma cabeça de jovem. Já encontrei gente com vinte anos e uma cabeça de velho. Velho e jovem são duas formas de encarar o mundo ao nosso redor. Se você ama a vida, é capaz de sonhar, tem um sorriso estampado no rosto, e sente que pode mudar o mundo, então você é jovem – não importa a idade que tenha.
A Igreja de Cristo sempre será uma Igreja de jovens. Afinal de contas, em Cristo nós nascemos de novo, recomeçamos, somos nova Criação. O nosso coração foi rejuvenescido pela ação do Espírito Santo. Jovem não perde tempo olhando para trás. Jovem olha para frente, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13-14).
Neste dia de festa para a Mocidade de nossa Igreja, renove a sua juventude. Respire os ares da salvação em Cristo que faz novas todas as coisas. Veja o futuro, sonhe novamente, construa o novo. Um dos maiores sinais do Reino são os velhos que recuperam a capacidade de sonhar (Atos 2.17). Sendo assim, abra-se para as janelas do futuro que se descortinam num tempo em que seremos jovens para sempre, quando tudo será novo eternamente, quando Cristo será tudo em todos.
Que venha logo esse tempo. E que comece hoje!
Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: