terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Advento e Natal

Advento é uma palavra que vem do latim e quer dizer chegada. Na liturgia cristã corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Quatro velas representam quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo.
O Advento deve ser tempo de celebração onde a sobriedade e a moderação são características peculiares da liturgia, evitando-se antecipar a plena alegria da festa do Natal de Jesus. Nesse recolhimento e adoração, segue-se em direção ao sublime momento do nascimento de Jesus.


AS QUATRO VELAS E A COROA DE LOUROS


1º Domingo do Advento - Acende-se a PRIMEIRA VELA – lembrança dos profetas

A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal onde Cristo, Salvador e Luz do mundo, brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

2º Domingo do Advento - Acende-se a SEGUNDA VELA – lembrança de Belém
A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como João Batista, o caminho do Senhor que virá. Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.

3º Domingo do Advento - Acende-se a TERCEIRA VELA
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. Lilás indicando justamente o Domingo da Alegria, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

4º Domingo do Advento - Acende-se a QUARTA VELA

A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.
Observação: no quarto domingo acende-se uma última vela, branca e maior do que as quatro anteriores, simbolizando a chegada do menino Jesus, Emanuel, Deus conosco! Esta vela é posta no centro da coroa apontando a realeza de Cristo. Natal...o menino Jesus nasceu e vive entre nós!


Rev. Saulo marcos de Almeida

Nenhum comentário: