domingo, 20 de dezembro de 2009

OS SÍMBOLOS DO NATAL

Publicado nos Boletins nº 2478 e 2479 em 20 e 27 de dezembro de 2009.
Somos limitados quando o assunto é simbolismo religioso. Em nome da má compreensão da “suficiência de Cristo” e do sacerdócio de cada crente, perdemos as referências histórias e ritualísticas que tanto têm a contribuir com nosso desenvolvimento espiritual. Nossos cultos são fracos de visuais e solenidades simbólicas. Com medo da frieza dos símbolos enfraquecemos a riqueza da solenidade e o poder dos rituais. Certa vez um noivo me disse: quero fazer um casamento diferente. Eu mesmo vou escolher as palavras do voto de compromisso. Noutra ocasião foi uma noiva que me pediu: dá pra não falar sobre tristeza na hora dos votos... pois é! Está aí a consequência do que eu disse antes. Vejamos, portanto os símbolos de natal para conhecer e compreender o significado do seu conteúdo e a importância que eles têm no fortalecimento de nossa espiritualidade:

A GUIRLANDAou coroa do Advento
A guirlanda ou coroa do Advento é uma coroa, portanto redonda, confeccionada com ramos verdes entrelaçados por fitas vermelhas,com quatro velas, cada qual de uma cor, mas que podem também ser todas da mesma cor, talvez da cor da cera natural de abelhas.A guirlanda é usada nas quatro semanas do Advento, ou seja, nas quatro semanas que antecedem o Natal, tempo de preparação e espera de Jesus.A coroa do Advento tem por finalidade nos lembrar a cada momento que o Natal está chegando e que devemos nos preparar para a vinda de Jesus Cristo. As quatro velas são sucessivamente acesas, em cada domingo. Isto é, no primeiro domingo, acende-se a primeira vela; no segundo domingo,acendem-se a primeira e a segunda vela; no terceiro domingo acendem-se a primeira,a segunda e a terceira vela; e no último, as quatro velas. Dessa maneira, após quatro semanas, as quatro velas estarão acesas como sinal de que Jesus está pra chegar e de que o Natal vem trazer a grande luz que é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo.

O PRESÉPIO
O presépio é o símbolo universal e mais significativo do Natal. São Francisco de Assis fez o primeiro presépio do mundo no Natal de 1223. Ele fez para lembrar, de forma bem visual, o nascimento de Jesus.O presépio é, realmente, a forma mais concreta e sensível de lembrar o nascimento de Jesus Cristo, a fim de despertar nas pessoas e nas Famílias a fé e a alegria do Natal. É a melhor forma, pois ali encontramos as imagens coloridas de Jesus-Menino, de Maria, de José, do anjo, dos pastores e dos três reis magos. Que maravilhoso seria se em cada casa houvesse um presépio.Percebamos no Menino do presépio esta lição: o importante na vida não é “ter”, mas “ser”. Jesus não “tinha nada”, no presépio, mas ele “era tudo”: o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, o nosso Deus e o nosso Senhor!

A ÁRVORE DE NATAL (o pinheirinho)
Foi apenas no século XIX que surgiu a árvore de Natal. É, portanto, um símbolo novo. A fim de manter o seu simbolismo original, essa árvore deve ser do gênero Pinus, ou seja, um pinheiro. Jesus, cujo nascimento é celebrado no Natal, está vivo, ainda hoje. O pinheirinho é usado como símbolo exatamente porque é uma árvore que está sempre “verde e viva”. Mesmo no inverno frio (do hemisfério norte), quando a neve o cobre de branco, ele não seca, não perde sua vitalidade, nem sua cor verde, nem sua vivacidade, nem sua beleza.

OS SINOS DE NATAL
Os sinos são “sinal de alegria”. O toque festivo dos sinos sempre anuncia grandes alegrias. No Natal, os sinos simbolizam a grande alegria do nascimento de Jesus. Simbolizam toda a nossa alegria pelo fato de Jesus ter-se feito nosso Salvador. Simbolizam a nossa alegria por termos Jesus vivo, presente nas nossas vidas.

AS BOLAS COLORIDAS
Na época do Natal, sempre usamos bolas coloridas, quer para enfeitar o pinheirinho, quer em arranjos natalinos de diversas espécies. Elas simbolizam os nossos gestos de amor, as nossas obras realizadas com amor, as nossas boas ações de caridade.


AS LUZES DE NATAL (as velas natalinas)
O Natal é festa do nascimento e aniversário de Jesus, que é luz do mundo, as velas natalinas lembram Jesus vivo e apontam para ele. Um dia, o profeta Isaías declarou: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz! Sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz: porque um menino nasceu! Um Filho nos foi dado!”(Is 9,1.5). Essa luz é Jesus, celebrado no Natal. Jesus mesmo declarou: “Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”. As velas também são substituídas pelas pequenas luzes pisca-piscas.

A ESTRELA DO NATAL
A bíblia nos diz que, quando Jesus nasceu, apareceu uma nova estrela. Os santos Reis haviam lido que, quando nascesse o Messias, o Salvador, apareceria uma nova estrela nos céus. Eles a viram e muito alegres a seguiram. Ela os conduziu até onde estava Menino Jesus. Daí nasceu o símbolo da “estrela do Natal”. (cf. o relato de Mateus 2,1-12). É uma estrela de quatro pontas representando que a salvação em Cristo é para todos os quatro cantos do mundo, ou ainda para norte, sul, leste e oeste.

OS PRESENTES DE NATAL
Os presentes de Natal simbolizam, em primeiro lugar, o “grande presente” que Deus Pai nos deu: seu Filho, Jesus Cristo, o nosso Salvador. Que maior presente poderíamos receber? E nós o recebemos exatamente no dia do Natal! Os presentes significam, em segundo lugar, a comunicação da grande alegria de termos sido presenteados com o grande presente da nossa salvação eterna, trazida por Jesus. Devido a esta alegria da Salvação é que damos e recebemos os presentes.

AS CASTANHAS E AS NOZES
As nozes e as castanhas são simples e feias por fora. Suas cascas enrugadas e cinzentas não apresentam beleza alguma especial, como a maçã, o pêssego, a uva e outras frutas. Mas por dentro de suas cascas duras e feias escondem-se amêndoas saborosas, deliciosas. Assim como as castanhas e as nozes escondem as gostosas amêndoas, também a aparência comum e frágil de uma criança, aparentemente igual a todas as outras, esconde o Deus feito homem, Salvador do mundo, Redentor da humanidade, o nosso Salvador pessoal.
Rev. Marcelo Coelho Almeida

Nenhum comentário: