domingo, 13 de dezembro de 2009

Advento: Tempo de Planejar

Publicado no boletim nº2477 em 13 de dezembro de 2009.

Hoje celebramos o terceiro domingo do Advento. Já vivemos, assim, há duas semanas, um novo Ano Litúrgico. Já olhamos para 2009 com lembranças e já vivemos 2010 em nossos planos e promessas pessoais.
O Advento começa quatro domingos antes do Natal. É um período de quatro semanas no qual a Igreja, alegrando-se na primeira vinda de Cristo, avidamente espera a Sua segunda vinda. É um período de expectativa, meditação e penitência (arrependimento).Daí as cores litúrgicas serem roxo, púrpura e/ou azul.
No Advento, concentramo-nos nas palavras dos antigos profetas que anunciavam a chegada do Messias. Recriamos o ambiente de expectativa que cercava aqueles que aguardavam a vinda de seu Libertador. Afinal de contas, Cristo nasceu, morreu, ressuscitou, subiu aos céus, e prometeu que voltaria - mais uma vez - para consumar a História e resgatar Sua Igreja. Assim, o Advento não é apenas recordar o passado, mas desejar o futuro.
Como é um tempo de expectativa, de olhar para o futuro celebrando o passado, o Advento é também um tempo de planejar. É um tempo de se perguntar: o que faremos para Deus neste ano que se inicia? E, com isso, não estamos falando apenas das atividades da Igreja. Lembre-se: tudo o que você faz, como cristão, faz em nome de Cristo (por isso, cuidado com as coisas que você anda fazendo...).
Quais são os seus planos para o ano de 2010? O que você pretende fazer para que o nome de Cristo seja glorificado em sua vida? Eis algumas dicas: esforce-se para ser o melhor aluno em sua escola ou faculdade, otimize o seu desempenho para ser o melhor empregado em seu trabalho, seja justo para se tornar o melhor patrão na sua área, obedeça para ser o melhor filho do mundo, ame para ser o melhor pai ou mãe para seus filhos. Planejar fazer o melhor é lutar pela glória de Deus.
Enquanto celebra a primeira vinda de Cristo e a certeza de Sua volta, celebre também a esperança de fazer com que o próximo ano seja melhor do que este que se finda. Desta forma, você cumprirá a missão confiada por Deus a você.

Que o Senhor nos abençoe!
Rev. Christian David Soares Bitencourt

Nenhum comentário: