sexta-feira, 31 de julho de 2009

REALITY, XÔ!

O Que Fizeram Com a Nossa Realidade!

Já é de longe que um tipo de programação tem sido muito utilizado pelas emissoras brasileiras, são os conhecidos reality shows. Essa programação prende a atenção de muitos brasileiros, uma realidade de um determinado grupo, que em certo lugar de acordo com a proposta do programa encenam, vivem, dramatizam sua própria realidade, em busca do prêmio. Famosos anônimos, anônimos que se tornam famosos, todos querem ter e ser o destaque e ganhar o foco das atenções e preferência do público.

Porém há um grupo maior que na vida real ver tudo passar sob seu olhar atento e “espia” cada passo, cada palavra dita. A realidade aqui fora é outra; tragédias, perdas de vidas pelo ar, mar e terra, dúvidas, tristezas, incertezas e luto. Brasília vive sua realidade nua e crua de mais escândalos, buscam-se como sempre, os culpados. Reacende a briga entre os partidos, governo e oposição travam uma luta sem fim. Mais uma vez Brasília que costuma dar um show de escândalos não foge ao script. Os líderes, diretores, chefes tanto de Brasília como dos reality’s fazem aliança, unem forças, para se manter no poder, na verdade todos querem ganhar. E nós?!

Nós, só perdemos, perdemos oportunidades de programações educativas, instrutivas, de bom nível em nossas emissoras. Perdemos ainda mais, quando não se acham culpados dos desvios das verbas públicas, (aliás dinheiro nosso). O que estão fazendo com nossa realidade, parece que nós estamos sonhando ou desejaríamos está fora de tudo isso. Mas é a nossa realidade, onde não encenação, não há troca de papéis, todos somos atores da nossa própria história.

Tanto a realidade de Brasília, quanto os caros e badalados reality shows já deveriam ter saído de cena. Tal programação, tal acontecimento publico, político-partidária anestesia o grande público.
Não visualizamos vencedores, apenas uma geração de expectadores de uma realidade fora do normal.

Escrito pelo pr. Ademir Sales

Nenhum comentário: