sexta-feira, 5 de junho de 2009

Quem é santo?

Publicado no boletim nº 2450 de 07 de junho de 2009

O que é um santo, na sua opinião? Um país de profundas tradições católico-romanas como o nosso Brasil tem ouvido falar sobre santos há, pelo menos, quinhentos anos. Algumas pessoas têm, inclusive, seus santos preferidos. Santos casamenteiros, santos de causas impossíveis, santos de classes profissionais. O panteão de santos é imenso (com direito, agora, a santos brasileiros). Mas, afinal de contas, quem é santo de verdade?

A palavra santo tem origem na tradição judaica, passando, depois, por uma releitura efetuada pela comunidade cristã. Em ambos os casos, o termo santo tem um sentido claro: separado. Santo é aquele que é separado por Deus. Há, nesta expressão, um aspecto negativo e um afirmativo: santo é alguém separado de alguma coisa e separado para alguma coisa.

O primeiro aspecto da santidade é a luta contra o pecado. Santo é aquele que é separado do pecado. E o que é pecado? Segundo um antigo catecismo do século XVII, pecado é toda falta de conformidade com a Lei de Deus. Sempre que fazemos algo que desagrada a Deus, nós pecamos. Ele revela a Sua vontade a nós por meio da Bíblia. Lá encontramos todos os elementos da Lei de Deus, que foi dada para que tivéssemos vida. Se nos desviamos desta Lei, nós pecamos. Se vivemos de acordo com esta vontade divina, nós nos santificamos.

O segundo aspecto da santidade é a vida de serviço. Santo é aquele que é separado para realizar a vontade de Deus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Reino de Deus não é feito de proibições. Não se trata simplesmente de "não faça isto", "não vá àquele lugar", "não coma isto" ou "não beba aquilo". O Reino de Deus é feito de ações positivas, de uma nova atitude diante da vida. O Reino é a vivência de novos valores como paz, alegria, justiça e amor. Quando experimentamos estes valores em nossas vidas, nós servimos ao Senhor. E quando servimos a Deus, nós nos tornamos santos.

Qualquer pessoa pode ser santa? Sim, qualquer pessoa. Isto é o que Deus espera de nós – de mim e de você. Ele disse, uma vez: "portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus" (Levítico 20.7). E o apóstolo Pedro manteve a mesma idéia ao dizer: "como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento" (I Pedro 1.15). Deus não iria exigir de nós algo que não pudéssemos fazer. Ele pede que sejamos santos porque ele sabe que podemos ser santos.

Mas, então, santos não são só aqueles homens e mulheres benditos que estão no céu junto a Deus? Não. Nós também somos santos, eu e você. É assim que o apóstolo Paulo se dirigia aos membros das Igrejas para as quais escrevia: aos romanos, ele disse " a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos" (Romanos 1.7); aos coríntios, ele disse "à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos " (I Coríntios 1.2); aos efésios, ele disse "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso" (Efésios 1.1); e, assim, sucessivamente. Santo é todo aquele que reconhece Jesus Cristo como Senhor e Salvador .

No entanto, uma pergunta legítima pode ser feita: mas como posso ser santo, se eu erro tanto? Como posso ser santo, se eu peco tanto? A resposta é simples: a santidade surge de um processo, chamado santificação. Enquanto vivemos esta nossa vida, nós nos tornamos cada vez mais santos, aprendendo com nossos erros e acertos. Muitas vezes, nós pecamos. Mas, graças a Deus, podemos nos lembrar das palavras do apóstolo João: " Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (I João 2.1). É Jesus Cristo, nosso advogado diante do Pai, quem nos faz santos a cada dia.

Sendo assim, se você é um filho de Deus, salvo por Jesus Cristo, você já é um santo. E, se você já é um santo, então viva como um santo! Construa sua vida afastando-se do pecado e aproximando-se da vontade de Deus. Santifique seus passos, seus relacionamentos, seu trabalho, sua família. Seja um verdadeiro santo, porque é isto que Deus espera de nós.

Rev. Christian Bitencourt

Um comentário:

elisa disse...

mto bom adorei a explicação! = )