domingo, 17 de maio de 2009

Coral Esperança – 2009

Publicado no boletim nº 2447 - 17 de maio de 2009

Precisamos conversar sobre o nosso Coral. O intervalo de janeiro até aqui serviu para todos nós refletirmos e apresentarmos à Deus os nossos anseios, sonhos e desejos acerca deste braço ministerial da IPE. No último domingo, p.p. tivemos uma reunião com o grupo e percebemos a importância do momento histórico que hora presenciamos, para cada um dos atuais, para os antigos e futuros coralistas e, também, para a toda a Igreja Presbiteriana da Esperança.
Inicia-se uma nova etapa.

E como todo início, este será um tempo de sonhos que saltam para realidade e de novos desafios a serem enfrentados e vencidos na força que Deus nos dá. Lembrando da última pastoral deste boletim, somos mais uma vez exortados a vivenciar a junção do velho com o novo. Não desprezar nem perder os benefícios da caminhada até aqui, mas também estar pronto para ceder ao novo que se nos apresenta diante dos olhos.

O Coral Esperança existe para que se complete a missão da Igreja no mundo e da IPE em seu contexto histórico. Para que o nosso amado Coral cumpra sua missão é necessário que se conheça massivamente seus fundamentos e objetivos. Sabendo quem somos e para que existimos podemos sempre voltar ao início para ajustar a caminha no rumo certo. Só assim podemos chegar onde queremos ir. Veja a metáfora do construtor e do que executa consertos em um prédio. Quando se precisa fazer reparos ou levantar novas paredes procura-se primeiro pelas colunas. Para isso se consulta a planta, o projeto inicial. E a pergunta é clara: onde estão os fundamentos? É dai que se parte para chegar ao problema e à solução.

E quanto ao Coral. Qual é o fundamento? Onde estão fundados os pilares principais, fora dos quais as novas obras não poderão ser executadas? O fim principal do Coral é a Glória de Deus. O ministério existe para que antes de tudo e depois de tudo, Deus seja glorificado.
Há ainda três colunas que sustentam este propósito: A Evangelização, o Desempenho do Serviço Cristão e a Edificação da Igreja.

O Coral existe para que no seu ambiente, os membros da IPE possam desenvolver os seus dons espirituais. Portanto cada membro é desafiado a compor o grupo e aqui desenvolver os dons que Deus o deu. Além do aspecto musical, que pode ser desenvolvido com treinamento sério e muito empenho e dedicação, os membros do Coral ainda contribuem com os dons da sabedoria, da liderança, do serviço e alguns outros que cada um recebe do Pai.

O Coral existe para a edificação do Corpo de Cristo. Isso tem dois lados: cada um que participa é edificado e a Igreja como corpo também o é. Daí a necessidade de que o resultado do trabalho musical do coral seja sempre o melhor e de alta qualidade. Se não for assim se desconstrói ao invés de construir.

A Igreja existe para pregar o Evangelho. O Coral existe como instrumento desta pregação. Levar a boa notícia de que Cristo veio ao mundo para resgatar o homem para Deus é o que deve impulsionar e motivar cada coralista quando é desafiado a compor este ministério.
Convidamos você a participar conosco do Coral Esperança e contribuir com esta construção de novas vidas para Reino de Deus.

Com carinho, Pr. Marcelo

Nenhum comentário: