sexta-feira, 24 de abril de 2009

Três GOL para a IPE

Publicado no Boletim nº 2444 do dia 26 de Abril de 2009.
Não. Não vou falar de futebol, e a gramática do título não está errada. Eu explico: São três novos Grupos de Oração e Louvor (GOL) para a nossa Igreja Presbiteriana da Esperança (IPE). O primeiro período de três meses do grupo modelo/teste encerrou-se e já nesta terça-feira, 28, iniciaremos os novos grupos. Os pastores da IPE se reuniram e definiram os limites e os caminhos deste modo de ação pastoral da IPE. Vamos ver.

Visão dos GOL (o que é?)
Os Grupos de Oração e Louvor são o meio de ação da IPE para, no futuro, atender a toda e qualquer pessoa que esteja integrada (pastoreando e sendo pastoreada) na vida da nossa comunidade. O meio de ação dos pequenos grupos apontam para três áreas básicas e centrais da vida na igreja local.
Gol é instrumento da IPE para a vida em comunidade. Os teóricos dizem que numa igreja de mais de 40 membros já não é possível os membros viverem a comunhão bíblica a não ser que se reúnam em grupos pequenos;
GOL é lugar onde os membros da IPE encontram o alimento pastoral para suas vidas e fortalecem sua espiritualidade. É lugar de pastoreio mútuo. Ninguém pode ter um problema que Deus vá resolver sem que este problema fique mais de uma semana sem ser compartilhado com algum irmão em Cristo. Cada membro dos GOL deverão pastorear e ser pastoreado sempre.
GOL é o meio de propagação do Evangelho para alcançar os não-convertidos e integrarem eles na vida da IPE. A missão primordial da Igreja, que é atender e obedecer ao IDE de Jesus é realizada a cada semana nos GOL.
Resumindo a visão, os GOL são o meio da IPE de vivenciar a vida em comunidade, alimentar e suprir as necessidades de seus membros e de levar a riqueza do Evangelho aos que estão longe de Deus.

Objetivo dos GOL (para que?)
A implantação dos GOL e sua primeira multiplicação em três novos grupos tem por objetivo:
1. Consolidar a visão da Igreja em pequenos grupos em cada um dos GOL da IPE. Devemos lembrar que não queremos ser uma igreja com grupos pequenos mas uma igreja em grupos pequenos;
2. Captar, recrutar e preparar novos líderes para novos grupos que virão; e
3. Pastorear o rebanho da Igreja Presbiteriana da Esperança;
Estratégia da Multiplicação dos GOL (como?)
Tivemos, nestes três meses, cerca de 35 pessoas que participaram em mais de quatro reuniões. Estes serão os irmãos e irmãs que iniciarão, como membros responsáveis (pastorear e ser pastoreado) pelo trabalho do novo grupo. Os grupos foram divididos por regiões de nosso bairro.
GOL-1 (Perus) – Nova Perus e Russo (atinge a todos os moradores ao Sul da ferrovia)
GOL -2 (Caiuba) – Caiuba, Hungareza, COHAB e CDHU (atinge a todos os moradores à Norte da ferrovia e à esquerda da avenida F. Peccicacco – lado da Igreja)
GOL-3 (Adelfiore) – Todos à Norte da Ferrovia e à direita da avenida (lado do CEU).
Não haverá mudança nos trabalhos de grupos de oração das segundas-feiras. Os atuais deverão continuar suas atividades normalmente.
Os nomes dos componentes e demais estratégias tais como conteúdo, divulgação e outros serão conhecidos na reunião desta terça, que acontece na Igreja.
Rev. Marcelo Coelho Almeida

Nenhum comentário: