sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

UMA FESTA QUE NÃO ACABA

Publicado no Boletim nº 2435 do dia 22 de Fevereiro de 2009.


Estamos em pleno Carnaval. Nosso país tem uma relação de amor e ódio com esta festa. Alguns adoram o Carnaval e aguardam ansiosamente a chegada dos dias de folia. Outros o odeiam e, tão logo chega a sexta-feira, arrumam um jeito de sumir e aproveitar os dias de descanso.
Todos gostam de festa. Se não da festa propriamente dita, com gente, comida e barulho, pelo menos do que a festa simboliza: alegria e comunhão. Festa solitária não faz sentido. Precisamos do outro para a celebração ganhar corpo e a alegria se concretizar nos conhecidos ritos de festejo. É por isso que gostamos de comer e beber juntos dos amigos, de contar as últimas piadas aprendidas e de repetir as mesmas histórias de sempre dos anos passados. Gostamos de celebrar.
No entanto, muitas festas são um ritual vazio de significado. O Carnaval talvez seja um grande exemplo disto. São quatro dias de folia intensa, mas o que se está festejando? Quando chega a quarta-feira e suas cinzas tradicionais, a rotina volta ao seu lugar e um vazio enorme aparece no coração do folião. Que festa é essa que dura tão pouco? Que alegria é essa, tão fugaz?
Jesus Cristo entendia de festas. O seu primeiro milagre foi numa celebração de casamento (João 2.1-11). O vinho havia acabado e, com ele, a própria festa estava terminando. Instigado por sua mãe, Jesus inicia seu ministério ao transformar água em vinho, revelando assim sua glória aos discípulos. Não é ousadia nenhuma afirmar que o primeiro milagre de Jesus foi fazer a festa continuar.
Este é um ensinamento importante para nós. Se Jesus Cristo está presente, a festa nunca termina. Não há quarta-feira de cinzas para quem tem Jesus no coração. Ao contrário, o cinza sem-graça das tristezas e desilusões ganha nova tonalidade e sentido diante do senhorio de Cristo. Ele está sempre no controle. Ele é o sentido da verdadeira alegria. Ele é a garantia de que a folia será eterna.
Que neste Carnaval, experimentemos a verdadeira festa e a alegria real. Que Jesus Cristo habite em nossos corações e nos prepare, dia a dia, para esta celebração que dura para sempre.
Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: