sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

AS MARAVILHAS DE DEUS NO MEIO DE SEU POVO

Publicado no Boletim nº 2434 do dia 15 de Fevereiro de 2009.




Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no
meio de vós. Josué 3.5

Este versículo pode passar desapercebido na leitura do livro de Josué, pois é muito comum uma memorização de um outro; “...Eu e minha casa serviremos ao Senhor.” 24.15. Nosso texto base marca um momento decisivo na história de Israel; é momento da confirmação da liderança de Josué, já que Moisés havia falecido alguns anos antes. Deus promete ser com Josué da mesma forma que foi com Moisés (1.5; 3.7); Josué desempenha algumas atividades parecidas como as de Moisés, ele também enviou espias para “sondar” a terra da promessa, só que desta vez um número bem menor, apenas dois. (Josué 2.1)

Os espias voltam e trazem o relatório e desta vez não houve qualquer dúvida de que Deus daria a terra em suas mãos (2.23,24). Na caminhada até Canaã, como de costume a Arca da Aliança iria à frente indicando o caminho, dirigindo o povo conforme a vontade de Deus. Josué convoca a todos para uma consagração, santificai-vos; o verbo está no imperativo plural, ou seja, todos deveriam e devem estar de acordo com o padrão estabelecido, Sua própria Santidade. Em outras palavras, Josué quer dizer: Deus fará maravilhas somente no meio de um povo santo. O texto segue relatando as maravilhas de Deus. Assim como o Mar Vermelho foi aberto e o povo de Israel passou; na época de Josué o Jordão se deteve e o povo passou a pé enxuto. Leia 3.14-17. A maravilha não era somente o rio que se abriu, mas era prova de que Deus estava como seu povo, ou melhor, estava entre eles. O que também evidenciava a figura de um líder tão capaz quanto Moisés, o poder de Deus agindo em favor do povo da Aliança. Que Maravilha!

Mas a verdade desse versículo não ficou presa ao passado de forma alguma, ela é tão vívida quanto foi naquele momento. Nós ainda podemos ver as maravilhas de Deus. Falar em maravilhas de Deus soa como algo apenas dentro do contexto evangélico-pentecostal, onde muitas dessas “maravilhas” não passam de momentos de euforia ou apenas emocional. Você deve concordar comigo que ver as pessoas desejosas por ouvir a Palavra de Deus é uma grande maravilha, e, além disso, as pessoas desejam que nossa igreja seja então a portadora dessa mensagem até elas. Que Maravilha! Isso é prova que Deus está confirmando o trabalho da própria igreja como agência do Reino dos céus.

Devemos nos maravilhar com isso, mas devemos também entender que podemos perceber ainda mais. Podemos fazer ainda mais do que se tem feito. A nossa igreja pode ser cada vez mais constante. Agora não pense que a ordem de Deus para a santidade ficou restrita aos líderes, Deus chama a todos. Tanto Josué como os sacerdotes e o povo de um modo em geral entenderam o que significava santificai-vos. Ser santo é ser apartado de tudo aquilo que desagrada a Deus.

As maravilhas divinas são bem maiores do que podemos imaginar. O texto continua porque amanhã... Não se limita uma ordem de tempo, o amanhã para Josué e o povo era o início de uma continuidade, o amanhã marcava para o povo a continuidade das promessas de Deus. O amanhã pode ser o hoje, quando cada cristão despertar para o que significa sede santo. Então veremos as maravilhas de Deus em nossa vida, em nossa família, na igreja e na cidade onde moramos. Medita Nestas Coisas.

Rev. Ademir Sales

Nenhum comentário: