sexta-feira, 19 de setembro de 2008

HISTÓRICO DA ESCOLA DOMINICAL

Publicado no Boletim nº 2413 do dia 21 de setembro de 2008.
A origem da Escola Dominical aconteceu no início do movimento wesleyano (séc. XVIII), na Inglaterra. João Wésley rompera com a Igreja Anglicana criando, na segunda metade do século, o metodismo.
Robert Raikes, jornalista e homem de negócios, muito influenciado por Wésley e sua reforma religiosa, deu início à Escola na cidade de Gloucester em 1780. Em pouco tempo a recente atividade já contava com setenta e sete rapazes e oitenta e oito moças matriculados. Seu intuito era alfabetizar delinqüentes e meninos de rua com textos da Palavra de Deus. Além disso, desejava que todos exercitassem a higiene pessoal e participassem dos cultos. Sobre isso, Sherron George expressou: “O objetivo de Raikes era ensinar as crianças a ler as Escrituras, aprender por si mesmas a Palavra de Deus, a identificar-se com a Igreja, visto que os jovens da sua geração, apesar de viverem num país cristão, eram tão pagãos como os do mundo pagão” (Igreja Ensinadora: fundamentos Bíblico-Teológicos e Pedagógicos da Educação Cristã).
Oito anos após a sua criação, já existiam duzentos e cinqüenta mil alunos matriculados, somente na Inglaterra. Mesmo as igrejas não aceitando o movimento no início, Raikes acabou recebendo elogio e merecido valor da própria rainha na época.
Esse pequeno trabalho iria abençoar várias nações do mundo e levaria milhões de pessoas a receberem os ensinos sagrados através de aulas de educação cristã.
Denominações e igrejas locais nasceram com o trabalho inicial de uma Escola Dominical em nossa pátria. É impossível pensar na Igreja Presbiteriana do Brasil desvinculada desse importante órgão de ensino. A nossa igreja (Igreja Presbiteriana do Brasil) abriu diversos trabalhos missionários, tendo como pontapé inicial as aulas de Escola Dominical.
Compreende-se, então, que essa obra precisa ser resgatada como um instrumento eficaz na Educação Cristã. Para a continuidade da história do cristianismo a Igreja Presbiteriana necessita de uma Escola Bíblica Dominical atuante, dinâmica, preparada e com objetivos claros relativos ao Reino de Deus e a crescente demanda da nossa sociedade.
Desfrutemos, irmãos e irmãs da nossa Escola Dominical e, participemos, cada vez mais de suas instruções e história.

Rev. Saulo Marcos de Almeida

Nenhum comentário: