sexta-feira, 11 de abril de 2008

RESTAURANDO UM RELACIONAMENTO


Publicado no boletim 2390 do dia 13 de abril de 2008.


Compartilho com a igreja parte do texto do livro: Uma Vida Com Preopósitos, nesta semana que estudamos sobre a comunhão cristã. O texto completo encontra-se no capítulo 19.


“Como crentes, Deus nos chamou para ajustar nossos relacionamen­tos uns com os outros. Seguem sete passos bíblicos para a restaura­ção da comunhão.

Fale com Deus antes de falar com a pessoa. Converse sobre o problema com Deus. Se antes de mais nada você for orar a respeito do conflito em vez de fofocar com um amigo, descobrirá que em geral ou Deus muda o seu coração, ou muda o coração da outra pessoa, sem sua ajuda. Todos os seus relacionamentos seriam mais tranqüilos se você tão-somente orasse mais a respeito deles...”


“Tome sempre a iniciativa. Não importa se você ofendeu ou foi ofendido: Deus espera que você dê o primeiro passo. Não espere pela outra parte, vá primeiro a ela. Restaurar a comunhão perdida é tão importante que Jesus ordenou até mesmo que tivesse precedência sobre o culto de adoração...”


“Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos. Use mais os ouvidos do que a boca. Antes de procurar solucionar qualquer desavença, você deve primeiro dar ouvidos aos sentimentos das pesso­as...”


“Confesse sua parte no conflito. Se você realmente deseja restau­rar um relacionamento, deve começar admitindo os próprios erros e transgressões. Jesus disse que esta é a forma de ver as coisas com mais clareza: Tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão...”


“Invista contra o problema, não contra a pessoa. Não há como solu­cionar o problema se você estiver preocupado em identificar a culpa. Você terá de fazer uma escolha. A Bíblia diz: A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.20 Você nunca se fará enten­der estando zangado, então escolha cuidadosamente as palavras. Uma resposta branda é sempre melhor que uma resposta sarcástica.”

“Coopere tanto quanto possível. Paulo disse: Façam todo o possí­vel para viver em paz com todas as pessoas.23 A paz sempre tem uma etiqueta de preço. Às vezes custa o nosso orgulho; fre­qüentemente custa o nosso egoísmo- Pelo bem da comu­nhão, faça o melhor que puder para chegar a um acor­do, adapte-se aos outros e mostre preferência pelas ne­cessidades deles...”


“Dê ênfase à reconciliação, não à solução. Não é realista esperar que todos concordem a respeito de tudo. A reconciliação se atem ao relacionamento, enquanto a solução se atém ao problema...”


Em Cristo,
Pr. Marcelo Coelho Almeida

Um comentário:

presente de DEUS disse...

Pr.MARCELO COELHO,eu ñ poderia sair
deste,sem revelar a minha satisfação por esta palavra de DEUS,ki através de sua instrumentalidade,ministrou em meu
coração.Que DEUS continue usando sua pessoa neste
dom imensurável ki é ministrar a sua palavra pura e eficaz,a palavra
de poder de nosso Senhor Jesus Cristo,Amém!!!