segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TEMPESTADES E TRAGÉDIAS

Publicado no boletim n 2534 em 23 de janeiro de 2011.

Atônitos, ligamos a TV e assistimos as cenas da tragédia. Não são poucas as vezes em que as lágrimas rolam sobre o rosto. Quando escrevo este texto, há a confirmação de 750 mortos na região serrana do Rio de Janeiro, em virtude das tempestades que assolaram a região. Além disso, há mais de 300 pessoas desaparecidas, o que pode tornar ainda pior o retrato da situação. Tenho recebido relatos de pastores amigos, de Petrópolis e Nova Friburgo, sobre famílias inteiras de fiéis que perderam suas vidas, além dos muitos irmãos que perderam seus bens materiais. Diante deste quadro, uma pergunta é inevitável: por que Deus permite tragédias como esta?
Hoje e no próximo domingo, nos cultos vespertinos, meditaremos a respeito deste tema: Tempestades e Tragédias agindo em meio ao sofrimento. É tempo de voltarmos os nossos olhos para a Palavra de Deus e buscarmos nela as respostas para estas questões. Isto é vital para mim e pra você. Afinal de contas, todos nós estamos sujeitos a tragédias pessoais, ainda que num grau muito menor do que a dos irmãos assolados pelas tempestades.
Talvez Jó seja o personagem bíblico mais associado à questão do sofrimento. Sua vida é um sinônimo de tragédia. A maldade do ser humano e as catástrofes naturais levaram embora suas riquezas, seus filhos e sua vontade de viver. No entanto, “em tudo isto não pecou Jó com seus lábios” (Jó 2.10). O final da história é de redenção e alegria.
Jó nos ensina algumas atitudes importantes que devemos tomar em meio às crises que se apresentam diante de nós. Primeiro, é preciso agir de maneira diferente daqueles que não conhecem a Deus. Enquanto os outros se desesperam, nós nos mantemos firmes na esperança. Segundo, é preciso buscar a compreensão do propósito de Deus com tudo isto. Mais importante que saber o porquê, é entender o para quê: o que Deus quer com esta situação? E terceiro, é preciso reconhecer que Deus está no controle de tudo. Nada escapa ao domínio do Deus Todo-Poderoso. Ele é o Senhor sobre as pequeninas aves do céu e sobre as terríveis tempestades. Ele está atento a tudo, e cuida de nós.
Se, assim como eu, você ficou chocado com esta que é maior tragédia natural que já se abateu sobre o Brasil, venha hoje à noite e no próximo domingo para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer sobre isso. Traga seus familiares e amigos e faça disto uma oportunidade de consolo e aprendizado. E lembre-se sempre disto: seja qual for o tamanho da tragédia, ela pode ser transformada em bênçãos para as nossas vidas!

Que Deus nos abençoe!
Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: