sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Refletindo sobre a nossa misão/vocação

Publicado no boletim n 2533 em 16 de janeiro de 2011.

Acho maravilhosa a seqüência de raciocínio do evangelista João ao referir-se à vocação/missão que nos foi dada por Deus.
Em João 3.16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O evangelista mostra de forma inequívoca o grande amor de Deus ao enviar Seu filho para doar a vida em favor da raça humana. É o Pai que envia o Seu Filho para o início da construção do Reino de Deus entre nós. Encarnação. Deus feito gente para salvar o homem, resgatar a vida, dar esperança!
Em João 20.21: Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. O escritor bíblico constrói, a partir da fala de Jesus, uma seqüência continuada da missão do Pai ao Filho e do Filho aos seus discípulos (Igreja de Cristo). Percebam: da mesma maneira como o Pai lhe enviara, Ele, Cristo, naquele momento (pós-ressurreição), nos enviava também! Apenas para nos provocar, pois já temos a resposta: qual o propósito deste mandado (envio)? E a resposta não é outra, senão: darmos continuidade ao que Cristo começou até que Ele venha novamente! Essa é a função maior de nossa vida, irmãos e irmãs!
A missão, então, está muito clara para todos nós: evidenciarmos os sinais visíveis do Reino de Deus no mundo. Esse ministério (serviço/vocação) é integral, pois o público alvo deve ser atendido em sua inteireza. O evangelho necessita não apenas de apresentação, mas também de vida (não se esqueçam da encarnação).
A responsabilidade que nos impõe o chamado de Cristo sugere a tensão constante entre sermos a agência do Reino de Deus, mas não acharmos que somos os únicos cobertos por essa soberania. Somos parte do Reino, mas não somos o Reino. Deus age quando, como e onde quiser. Não somos o mundo. A plena identificação com o mundo pode nos tornar mundanos e desobedientes a Deus contrariando a Sua vontade. Somos uma parte do mundo que acolheu o Reino de Deus, mas a serviço de toda a terra na transformação do caos...”vóis sois o sal da terra e a luz do mundo”. Como esse projeto de Deus é lindo!
Com humildade e arrependimento peçamos a Deus que nos envolva em sua obra missionária e da mesma forma como o Pai enviou o Filho e, o Filho nos enviou, enviemo-nos e enviemos muitos para a construção do Reino e obediência a Deus. Ao senhor da nossa história, a dedicação de nossa vida!

Rev. Saulo Marcos de Almeida

Nenhum comentário: