segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PERDAS GANHOS E SAUDADES

Publicado no boletim n 2519 em 10 de outubro de 2010.

Esta semana foi muito difícil pra todos de nossa comunidade. Já na noite do domingo, p.p. quando, após o culto, fui ao Hospital e soube que o nosso querido irmão João Isidro da Silva não apresentava condições de sobreviver. Pois então, juntos com a família Isidro tivemos que dizer um saudoso “até breve” ao nosso irmão de qualidades altamente recomendáveis a um (a) servo (a) do Deus altíssimo. Na madrugada do dia 4, o Senhor chamou o S. João para si. Perdemos!
Todavia, ao reconhecer o grande apreço que a família próxima, a igreja, os vizinhos, os familiares extensos e os amigos demonstraram pelo S. João me senti extremamente recompensado em ter convivido com o irmão. Penso que este é um sentimento de toda a comunidade. Ganhamos!
Despedimos-nos também do Rever. Leonardus, sobre o qual deixo que Pb. Flávio fale, pois o faz com muito mais proximidade e propriedade, em função do convívio longíquo e próximo com a família. A Saudade é grande mas, breve. Que o Senhor nos console e nos abençõe.
Com os sentimentos de perdas, ganhos e saudades, Rev. Marcelo


COMBATI O BOM COMBATE
O texto do apostolo Paulo a Timóteo, “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” foi o texto que escolhi para lapide do meu querido pai, há 17 anos atrás. Hoje (dia 07/10/10) voltei a este texto sob a mesma perspectiva daquele momento.
Fiz a citação durante o oficio fúnebre do Rever. Leonardus W. Relou. Neste momento me dirigi a igreja, amigos e sobretudo a família, transmitindo uma mensagem de gratidão a Deus pela vida do rev. Leonardus. Tive o privilegio de conviver com ele, sobretudo no seu ministério pastoral. Alem de pastor, era um amigo “chegado”, grande conselheiro. Autodidata por natureza, ainda hoje me deparo, nas fabricas onde presto serviços, com os painéis projetados pelo “engenheiro” Leonardus em sua fase altamente produtiva de projetista.
Poliglota, sempre tinha traduções técnicas para serem feitas durante seu período de folga.Holandês com coração brasileiro. Este mesmo coração que parou de bater aqui no Brasil, depois de intercalar períodos com a família na Holanda e no Brasil. Foi exemplo de dedicação e zelo a família, atestado por todos aqueles que com ele conviveram. Nunca negou ajuda de todo tipo, com forte dedicação ao trabalho social durante sua passagem pela Igreja Presbiteriana no Jardim do Russo e por vários outros momentos. Resumir seus “bons combates” em poucas linhas me leva a uma profunda gratidão a Deus por uma vida muito operosa. Gratidão que queremos transformar em consolo aos nossos corações por tão grande perda. Louvamos a Deus pela vida do Rev. Leonardus e pedimos a Deus que conforte toda a família. Fica para nós da IPE, amigos e parentes a certeza do servo do Senhor que após combater o bom combate, descansa nos braços do Pai.
De coração: Pb. Flávio Sousa

Nenhum comentário: