segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A CORAGEM DE OBEDECER

Publicado no boletim n 2529 em 19 de dezembro de 2010.

“Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.” (Mateus 1.24,25)

Em muitas ocasiões de nossas vidas, parece ser mais fácil desobedecer. É que ser obediente significa assumir compromissos, e é muito mais simples viver sem cobranças, ter o barco nas próprias mãos e decidir o rumo a seguir. A obediência geralmente exige de nós alguma medida de comprometimento e coragem.
Isto aconteceu com a família de Jesus Cristo. Antes de casar-se com Maria, José descobriu que ela estava grávida. O seu primeiro pensamento foi o de abandonar sua noiva, a fim de resguardar tanto a ele quanto a ela. No entanto, um anjo lhe trouxe a ordem do Senhor, dizendo: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1.18-20).
Já parou pra pensar na posição em que José se encontrava? Obedecer à ordem trazida pelo anjo significava aceitar uma esposa já grávida; e pior: de um filho que não era dele! Se hoje esta situação gera escândalos, imagine na Palestina de dois mil anos atrás! Mas José teve a coragem de obedecer, mesmo sabendo o que isto poderia acarretar. José aceitou pagar o preço da dificuldade no momento porque teve a visão do futuro: a possibilidade de se encaixar num plano soberano e divino, traçado desde todos os tempos, e ter a honra de auxiliar a criação do próprio Messias, Jesus Cristo.
O que Deus quer de nós, hoje, é simples: obediência. Nós temos duas escolhas: ou não obedecemos a Deus e fugimos de nosso compromisso, ou assumimos o risco de obedecer à vontade do Senhor, mesmo que isso traga aparentes dificuldades. É preciso ter a coragem de olhar para o futuro e vislumbrar aquilo que Deus pode fazer através de nossa obediência. É preciso ter a coragem de sair de nossa situação cômoda, ditada pelas nossas próprias vontades, e ousar fazer o novo. É preciso ter a coragem de crer no amanhã glorioso que virá!
Que Deus nos abençoe, e nos dê hoje e sempre a coragem da obediência!

Rev. Christian David Soares Bitencourt

Nenhum comentário: