segunda-feira, 26 de julho de 2010

QUE TAL SER SANTO?

Publicado no boletim nº 2509 em 25 de julho de 2010.

Dentre as muitas ordens dadas por Deus que estão na Bíblia, há uma que parece ser especialmente difícil de ser cumprida: “sede santos, por que Eu sou santo” (I Pedro 1.16). Realmente, parece ser o caso de se perguntar: como nós, pecadores, podemos ser santos da mesma maneira que Deus é santo? No entanto, isto é o que Ele espera de Deus.
Quando nos tornamos discípulos de Jesus Cristo, nós nos comprometemos a sermos semelhantes a Ele em tudo. E um dos atributos claros de Jesus, o Deus Filho, é a santidade. Ele é santo, porque foi tentado de todas as formas e não pecou. Ele é santo porque foi separado, de maneira graciosa, para Sua missão divina. E é exatamente no seguimento de Jesus Cristo que nós encontramos o caminho da santidade.
Para sermos santos, precisamos lutar contra o pecado. O pecado é uma deformação do projeto original de Deus. É o mau uso da liberdade. É desobedecer à vontade de Deus, e, assim, trazer sofrimento para Ele e para nós. O caminho do pecado pode satisfazer uma necessidade imediata, mas traz malefícios que às vezes duram uma vida inteira. Ele maltrata o corpo e a alma, quebra a confiança, e nos afasta de Deus. Ser santo é deixar este caminho de lado, decidir viver uma vida segundo a vontade de Deus, e lutar para resistir às tentações e vencer o mal.
Como santos que somos, precisamos entender que fomos separados por Deus. Não apenas separados do pecado, mas separados para o serviço, para uma missão. Cada vez que nos concentramos em fazer a vontade de Deus, nós nos afastamos ainda mais do pecado. Quanto mais próximos de Deus nós estamos, menos desejo teremos de desobedecê-lo. Se é certo que o pecado faz separação entre nós e Deus, a santidade nos une mais e mais. Quanto mais santo nós somos, mais parecidos com Deus nós nos tornamos.
O desafio de hoje, portanto, é esse: que tal ser santo? Que tal assumir a santidade como estilo de vida? Este é o projeto de Deus para nós. E que, através do Espírito Santo, nós consigamos seguir este caminho de santidade. Para a honra e para a glória de Deus!

Rev. Christian Bitencourt

Nenhum comentário: