domingo, 27 de junho de 2010

É TEMPO DE GOL! FESTEJE!

Publidado no boletim nº 2505 em 27 de junho de 2010.


É só a gente falar de futebol, de gol, ou de times pra ver logos uns rostinhos virando para o lado em sinal de desaprovação. É até meio engraçado. Alguns só pensam, outros pensam e falam: “igreja não é lugar dessas coisas”. É engraçado porque a igreja nasceu para existir fora de si, e não em função de si mesma. Não sei se você lembra mas o significado da palavra igreja, no grego eklesia, significa chamado para fora. A Igreja é, portanto um grupo de pessoas chamado para ir para o mundo, encontrar o mundo e transformar o mundo. O que a gente não sabe é que quanto mais a igreja se volta pra dentro de si mesma, mais ela deixa de ser eklesia, menos ela cumpre sua razão de ser.

Às vezes eu fico pensando que se o mundo fosse como alguns de dentro da igreja acham que o mundo deveria ser, ele seria muito chato e complicado. Acho que não teria novela, cinema, teatro, dança, futebol e talvez não tivesse nem copa do mundo. Nem sei se teria alegria. Mas não é assim. O mundo tem tudo isso e graças a Deus que tem. A propósito, devemos nos lembrar que qualquer expressão do belo e do bem existe por causa da graça e da bondade de Deus. É assim com a arte e com todas as outras expressões de beleza no mundo. “E viu Deus que tudo quanto criou era bom”.

Se por um lado alguém pode se entristecer em ver estas coisas do “mundo” entrar na Igreja, por outro esse alguém perde a oportunidade de se alegrar com a criação de Deus no mundo. E o que é pior: há se afastar cada vez mais do mundo e quem sabe, ir murchando pra dentro de si. Mas a Bíblia diz, pastor, que não devemos amar o mundo nem as coisas que há no mundo. A gente até cantava assim: “se alguém amar o mundo, o amor do Pai, nele não está”. E aí como é que fica? E quando for gol do Brasil, eu não posso gostar, amar, pular e saltar de alegria? Pode sim, respondo com firmeza.

Há três significados pra entendermos a expressão mundo. E no caso acima o que não devemos amar são os valores do mal que dirigem as estruturas dominantes do tempo em que vivemos. Isso simplesmente por uma razão: a de que são valores que não consideram Deus e sua vontade expressa nas Escrituras.

Com Carinho, Pr. Marcelo



Só duas
1.Que tal você decidir hoje amar mais as coisas e as pessoas que Deus criou, mesmo que elas não tenha a “cara” de Igreja.
2.Você pensou que eu ia falar dos GOL da IPE (Grupos de Oração e Louvor)? Você estava certo. Eu também pensei. Mas eu só queria dizer que nesta terça estaremos celebrando um culto ao Senhor pelo sucesso do trabalho e pelas bênçãos.

Nenhum comentário: