domingo, 10 de janeiro de 2010

PLANTAÇÃO INDIRETA

Publicado no boletim nº 2481 em 10 de janeiro de 2010.

Já reparou que sempre que não queremos fazer alguma coisa nós apresentamos algumas desculpas já prontas? Uma delas se repete em todas as ocasiões: “Eu ainda não estou preparado” ou “Eu não sei fazer direito”. Usamos a nossa suposta inabilidade como desculpa para não fazermos aquilo que precisamos fazer.
Com o Reino de Deus, infelizmente, acontece a mesma coisa. Na hora de anunciar o Evangelho, de cumprir a nossa parte da missão, de plantar a boa semente, sempre se arruma uma desculpa como: “Mas eu não sei como fazer”. Realmente, não fomos bem preparados para a pregação do Evangelho e, muitas vezes, achamos que isto é responsabilidade exclusiva do pastor ou de quem é pago pra isso... Na verdade, em grande parte dos casos, nós fugimos da responsabilidade porque não entendemos bem o que devemos fazer.
Em virtude disto, como queremos crescer neste ano, por meio do anúncio do Evangelho, Vou lhe mostrar como cumprir de forma prática, em três passos, o chamado para plantar a boa semente.

1. Faça uma lista com todos os seus parentes e amigos mais próximos que não pertençam a nenhuma Igreja. Não se preocupe se a lista vai ficar muito grande. Sejam 10, 20, 30 pessoas ou mais, não tem problema. O importante é que todos estejam lá.

2. Escolha cinco pessoas (as que você considera mais importantes, por exemplo) e comece a orar por elas. Todos os dias, lembre-se do nome delas e peça a Deus que abra os seus corações. Você vai perceber que, lembrando-se de cada uma das pessoas e orando por elas, estará criando um vínculo espiritual de amizade com as cinco.

3. Finalmente, depois de algum tempo, convide as pessoas para vir a Igreja. Se você não se sente muito à vontade num primeiro momento, não precisa falar de Jesus diretamente ou explicar o plano da salvação. Basta fazer um convite: “Vamos à Igreja comigo?”. Não insista muito para não parecer maçante, mas também não desista logo de imediato. Se você repetir o processo a cada semana com uma pessoa diferente, ao término de um mês você já levou a sua lista particular de cinco amigos à Igreja.

Cada vez que trazemos um amigo à Igreja, estamos dando uma oportunidade a ele de ouvir falar de Cristo. É como se fosse uma plantação indireta: você traz a terra fértil para ser semeada no lugar correto. Se ele vai dar frutos ou não, isso já não é de sua responsabilidade somente Deus pode converter os corações. O que é de nossa responsabilidade (minha e sua) é dar às pessoas oportunidade de conhecer a Jesus Cristo.

Que tal começar a sua listinha hoje?

Rev. Christian David Soares Bitencourt

Nenhum comentário: