sexta-feira, 16 de maio de 2008

CREIO NA IGREJA

Publicado no Boletim nº 2394 no dia 11 de maio de 2007.
A Igreja é uma obra de fé! Por isso o Credo Apostólico nos ensina a recitar: Creio na Igreja!
Sim. Nós cremos em Deus, o Pai, Filho e Espírito Santo, e cremos também na sua Igreja, a Comunhão dos Santos.

Entretanto, vemos muitas pessoas que não crêem na Igreja, e por que? Porque, dizem elas, a Igreja apresenta muitas falhas, muitas imperfeições e muitos pecados.

Mas, mesmo não contando com a confiança de pessoas, a Igreja conta com a confiança de Deus. Pasmem se quiserem, mas é está a verdade: A Igreja é a maior prova de que Deus confia no homem! Não obstante ser o homem pecador, e por isso mesmo cheio de falhas, imperfeições e pecados, mas foram nós, você e eu, que Deus convocou para formamos a sua Igreja. Ele bem podia ter entregado aos anjos essa obra maravilhosa, mas não o fez. Foi a nós, míseros pecadores que Ele confiou a tarefa grandiosa de proclamar o seu Reino neste mundo como Igreja. “Foi Ele quem nos fez e dEle somos, somos o seu povo”(Salmo 100.3). Mas essa confiança de Deus no homem não se baseia na capacidade humana, nem em mérito algum que possamos ter. “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? (Salmo 8.4)”. Essa confiança está baseada na ação eficaz e infalível do Espírito Santo em nós, tanto individual como coletivamente, como Igreja. Isso significa que é o próprio Deus que age em nós e por nosso intermédio. E essa ação divina é que torna eficiente a obra da Igreja e a torna digna da confiança de Deus e da nossa fé. E a Igreja sob a direção do Espírito Santo desenvolve a obra da pregação (Marcos 16.15), da edificação (Ef. 3.10), da santificação (Mateus 5.48), e finalmente a obra da glorificação (Fp. 2.10,11).

Assim, pois, o trabalho é nosso, mas a obra é de Deus. Pouco importa que pessoas não crêem na Igreja, posto que o próprio Deus confia nela, a ponto ter entregado seu único Filho para ser sacrificado por amor a ela.

Você e eu, bem como todos os que cremos na Igreja, e a ela damos, junto com a nossa fé, o nosso amor e a nossa consagração, podemos proclamar com o Apostolo Paulo: “Graças a Deus que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”( 2 Coríntios 2.14). Amém.

Pastor Adilson,
Casado com Edna e pai de Ana Sara

Nenhum comentário: