sexta-feira, 1 de agosto de 2008

PALAVRA AOS LÍDERES - e a todos os demais trabalhadores voluntários da IPE

Publicado no Boletim nº 2406 no dia 03 de Agosto de 2008.
Dirijo-me em especial àqueles que têm se empenhado no trabalho cristão em nossa Igreja. São eles líderes e componentes dos diversos grupos e ministérios da igreja. Ou seja, aqueles irmãos e irmãs sem os quais a Igreja jamais estará habilitada ao cumprimento de sua missão.


Entramos nesta etapa final do ano de 2008 e no final do período estabelecido no PROJETO PASTORAL IPE – 2006 a 2008, apresentado por mim ao Conselho e à Igreja em junho de 2006. Pois bem, deveríamos, pelo menos, fazer duas coisas neste momento: analisar o que foi feito e planejar o futuro. Quanto às realizações e metas que foram alcançadas e as que não foram, podemos utilizar outra ocasião para esta análise que julgo muito necessária. A minha intenção, entretanto aqui, é chamar a sua atenção para o que virá.


Há alguns motivos pelos quais quero incluir a sua participação neste momento. O primeiro projeto foi um projeto do Pastor da Igreja para o Conselho. Agora espero que seja diferente. Pretendo elabora com a IPE um Projeto de trabalho e ação feito pela IPE e para a IPE. A razão é clara: se você participar da geração das idéias de ações, você estará mais envolvido e responsável por aquelas mesmas ações. No dito popular há uma expressão que esclarece em parte o que quero dizer: “Quem pariu o Mateus que o embale”. Lembro também de uma expressão muito bonita que li no livro O Pequeno Príncipe: “Você se torna totalmente responsável por aquilo que cativas”. A idéia é fazermos um projeto pra IPE, baseado no amor e no afeto que temos para com a Igreja, sendo assim estaremos nos responsabilizando por algo muitíssimo caro e amável a cada um de nós: a Igreja local de que fazemos parte.


Sendo assim passo a lhe falar de que forma você poderá se envolver nesta etapa importante para vida da IPE. Primeiro é agendando-se para participar das reuniões de planejamento com toda a liderança. Estas reuniões acontecerão nos finais dos meses de agosto e setembro, sempre aos sábados. Segundo é participando das composições de equipes específicas de trabalho para o preparo e no intervalo das reuniões. Haverá tarefas prévias a fim de que a reunião seja produtiva e eficaz. Na segunda fase, apenas o Conselho trabalhará no fechamento do projeto. Neste momento você deverá participar acompanhando com cada membro do conselho e dando a sua opinião e sugerindo ou defendendo as suas idéias. O conselho se reunirá nos meses de outubro e de novembro para este fim.


No próximo domingo já estaremos de posse da pauta e do material prévio da Reunião de Agosto, inicialmente marcada para o dia 23, com horário a ser definido neste domingo junto com a liderança. Ao final deste projeto deveremos apontar pra nós mesmos quais serão os caminhos que queremos trilhar como igreja nos próximos anos. Perguntas deverão ser respondidas durante o processo de planejamento. Quem sabe você já pode oferecer a sua contribuição preparando-se para respondê-las. Ei-las:

(1) Quem somos? A IPE é uma comunidade... com que características? Como vivem as pessoas que freqüentam a Igreja? Somos uma Igreja familiar, ou não? Somos acolhedores? Somos engajados em que objetivos? Nossa visão é ser uma Igreja voltada para os seus membros ou para os não-convertidos? E assim por diante
(2) Onde estamos? Quais as estatísticas atuais da Igreja considerando seus 50 anos de existência? Crescemos ou diminuímos? Ampliamos os horizontes de atuação para Reino de Deus nos últimos tempos? Como vemos a nossa comunidade? Como os outros nos vêem.
(3) Para onde vamos? Quais são os seus sonhos para a IPE? Onde estaremos e o que seremos daqui a dez anos? Quais os objetivos da IPE? O que queremos de novo na IPE?
(4) Como chegar lá? O que cada um precisa fazer para atingirmos este objetivo? O que cada um pode fazer? De que recursos precisamos para atingi-los? De quanto tempo precisamos?

Estas são algumas questões a serem trabalhadas em nossos encontros. Te aguardo.
Com carinho,
Pr. Marcelo Coelho Almeida

Nenhum comentário: